Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 18h27


NUMA SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAçõES PARA A REGULARIZAçãO DE TíTULOS DE PROPRIEDADES RURAIS NA REGIãO NORTE DE MATO GROSSO, O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB) E PEDRO SATéLITE (PPS) TIVERAM...

Incra garante regularizar terras em MT

O presidente da AL, deputado Silval Barbosa e Pedro Satélite articulam a regularização de terras no Nortão

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Numa segunda rodada de negociações para a regularização de títulos de propriedades rurais na região Norte de Mato Grosso, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e Pedro Satélite (PPS) tiveram, a garantia do superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-MT) Leonel Wolfahrt, de que o órgão vai atender as reivindicações dos produtores rurais da região.

Na semana passada, por conta de uma decisão do governo federal em criar uma reserva ambiental nas mediações dos assentamentos, os produtores e empresários de diversos setores aderiram ao bloqueio da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA), como forma de protesto.

Mas a articulação dos deputados ajudou para a liberação da rodovia. Silval Barbosa disse que a Assembléia Legislativa não ficará omissa ao movimento dos produtores rurais e que pedirá empenho dos demais parlamentares na aprovação de medidas legais que amenizem os problemas latifundiários no estado.

“Esperamos resolver essa situação que tem prejudicado todos os setores sociais e econômicos”, afirmou o deputado.

Segundo Leonel, o Incra vai manter os proprietários em suas áreas até que o órgão emita parecer favorável aos produtores. De acordo com informações do presidente da Fetagri, Manoel Ferreira dos Santos, a região em questão tem 1,6 milhão hectares.

Desse total, 51 mil famílias em Mato Grosso estão assentadas, 14 mil sob lonas e outras 19 mil acampadas em áreas irregulares. A Fetagri informou ainda, que existe no Incra, cerca de 200 processos com pedido de desapropriação de terras que têm resultado em violência na disputa por terras.

Apesar de terem parte de suas reivindicações encaminhadas, os produtores ameaçam com novo bloqueio da BR-163, desta vez, tendo o apoio dos Sem Terra e MTA, num movimento orquestrado denominado “Grito da Terra” que vai ser desencadeado por todo o estado com várias mobilizações.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9603-0580-9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com