Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de novembro de 2003 15h43


A SECRETARIA ESTADUAL DE SAúDE VAI FIRMAR UM CONVêNIO PARA GARANTIR O ATENDIMENTO PúBLICO NO INSTITUTO DO RIM DE SINOP, úNICO CENTRO DE HEMODIáLISE DA REGIãO NORTE. O ACORDO FOI ESTABELECIDO ENTRE O DEPUTADO DILCEU DAL´BOSCO, O SECRETáRIO DE SAúDE, MARCOS MACHADO, O SECRETáRIO DE SAúDE DE SINOP, HéLDER UMBURAMAS E O DIRETOR DO INSTITUTO, SíLVIO PEIXOTO.

Instituto do Rim de Sinop terá atendimento público

Deputado Dilceu Dal´Bosco buscou acordo com o Estado para garantir atendimento gratuito até que o Instituto do Rim de Sinop seja credenciado pelo SUS

EVELINE TEIXEIRA / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



A Secretaria Estadual de Saúde vai firmar um convênio para garantir o atendimento público no Instituto do Rim de Sinop, único centro de hemodiálise da região norte. O acordo foi estabelecido durante uma reunião entre o deputado estadual Dilceu Dal´Bosco (PFL), o Secretário de Saúde, Marcos Machado, o Secretário de Saúde de Sinop, Hélder Umburamas e o diretor do Instituto, o nefrologista Sílvio Peixoto. Inaugurado em setembro, o hospital ainda aguarda credenciamento pelo SUS e, por isso, não tem realizado atendimentos. “O custo do tratamento é muito elevado, o preço de cada sessão particular fica em torno de R$ 400. Sem o apoio do poder público, os doentes não têm como se tratar”, disse o deputado, lembrando que o tratamento requer três sessões semanais.

O convênio, no valor de R$ 56 mil mensais, vai financiar a hemodiálise para pelo menos 40 pacientes - que é a demanda estimada para os primeiros meses. Atualmente, 15 pessoas estão na lista de espera pelo tratamento. “Esta semana, o município deve entrar com uma solicitação oficial para o convênio em regime de urgência até que seja feito o credenciamento”, explicou o Secretário Marcos Machado. O Instituto foi reconhecido em todas as instâncias municipais e estaduais. Agora, o processo aguarda aprovação da Coordenação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

Com capacidade para 132 pacientes, a expectativa é que o Instituto torne Sinop um pólo de tratamento para doentes renais, atendendo uma área que vai de Nova Mutum até o Sul do Pará. Para o Governo, a mudança vai diminuir a procura por hemodiálise na capital e favorecer a descentralização dos atendimentos de alta complexidade. “Já era hora de ajudar estes pacientes. Perdemos a conta das pessoas que deixaram suas famílias e vieram morar em Cuiabá para fazer o tratamento. Sem falar no sofrimento de quem optou por viajar todas as semanas”, concluiu Dilceu, comemorando a criação do convênio.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Deputado Dilceu Dal´Bosco Fones: (65) 8113 3261/613 2537/613 2536


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com