Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de maio de 2002 00h00


ÍNTEGRA DO DISCURSO DE LEILA BOCCOLI EM NOME DOS HOMENAGEADOS PELA AL

Íntegra do discurso de Leila Boccoli em nome dos homenageados pela AL

Emoção e reconhecimento nas palavras da presidenta do TRT

MARIA NASCIMENTO / ALMT



Excelentíssimo Senhor,
Deputado Humberto Bosaipo
Digníssimo Presidente da Assembléia Legislativa deste querido Estado de Mato Grosso, na pessoa de quem cumprimento às demais autoridades aqui presentes.
Nobres colegas e servidores do Tribunal
Demais agraciados
Senhoras e Senhores,

Muitos foram os momentos felizes que vivi desde que, há cerca de dez anos, decidi vir para este Estado. Aliás, não posso dizer que a decisão foi minha, as circunstâncias me trouxeram para Mato Grosso a fim de executar um trabalho específico. Ocorre, minha cara Doutora Terezinha Milani, que, após desempenhar a missão para a qual fui indicada, o calor e o amor fizeram-me permanecer aqui. O calor da terra o amor de seu povo tão acolhedor.

Hoje, nobre colega Jefferson Schneider a felicidade por tornar-me cidadã mato-grossense é imensurável e a alegre incumbência de falar em nome de todos os agraciados vai fazer de cada minuto do resto da minha vida.

Lembro-me, cara Deuseni, de quando fazia faculdade na PUC de São Paulo e um de meus colegas que costumavam vir pescar em Barra do Bugre voltavam sempre com algumas lembranças compradas aqui em Cuiabá. E eu olhava no mapa e pensava, será que um dia poderei ver esse lugar que meu amigo fala com tamanho entusiasmo? Na época tudo parecia tão distante.

Morar em Mato Grosso, meus caros do TRT, não é opção de vida. È uma dádiva de Deus. Se formos conversar com todos os que oro são agraciados, cada qual terá uma história para lembrar de como chegou até aqui. Histórias bonitas que mostram a trajetória dessas pessoas que, por estarem no certo, no momento certo, tiveram o privilégio de virem a se instalar neste Estado.

Temos aqui representantes de vários segmentos da sociedade mato-grossense. Advogados, empresários, músicos,intelectuais, juizes, artistas plásticos públicos, entre outros. Cada qual dedicando suas vidas em benefício deste povo. Mas, para nos tornamos verdadeiros cidadãos, nobres Presidentes Humberto Bosaipo, é necessário que envidemos esforços na busca de soluções para problemas que nos saltam aos olhos e, muitas vezes, acomodados em nossa condição de privilegiados da sociedade, apenas lamentamos sua existência. Pertencentes que somos a esta parcela da sociedade que atualmente tem condições analisar a situação nela existência, cara deputada Serys não podemos deixar de dar nossa contribuição para a melhoria da vida de cada indivíduo deste Estado.

Hoje assumimos um compromisso ainda maior para com o povo mato-grossense, que tão bem nos acolheu e agora nos dá a cidadania que tato nos honra. Ser cidadão mato-grossense é fazer parte integrante desta exuberante natureza com que deus presenteou esta terra, tão repleta de rios e cachoeiras ainda hoje preservadas. Ser cidadã mato-grossense é fazer parte da força que esta mesma natureza demonstra seja na vastidão de seus rios, seja riqueza de sua biodiversidade ou até mesmo no esplendor de suas tempestades. Poucos meses após ter aqui chegado, confesso que fiquei deslumbrada e porque não dizer assustada quando presenciei a primeira chuva forte de verão. Lembro-me, cara colega de bancada e amiga Maria Berenice, de admirar, através da janela de meu apartamento, aquela chuva torrencial que vinha sendo despejada do céu sem a menor cerimônia. Naquele instante pensei: nesta terra tudo é gigantesco. Até a força da natureza se apresenta diante de nós sem a menos economia. Ah! Deus meu, como lhe sou grata por ter-me trazido para esta terra!

Como disse ainda há pouco, morar em Mato Grosso não é opção de vida, é dádiva de Deus. Na verdade, eu nunca programei vir para cá, mas hoje entendo o porque de estar aqui, querido Pastor Jorge Castro. Em Tiago, capítulo 4, versículo 13 a 16, Jesus nos ensina...vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Afinal, se em provérbios capítulo 16, versículos 1 diz que ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua, não tenho dúvidas de que, se estamos aqui, é porque Deus tem um propósito para cada um de nós, aqui neste grandioso Estado de Mato grosso.

Meus amigos, ser cidadão desta terra abençoada é estar atento para que a verdade, o bem, a liberdade e a justiça sejam os princípios norteadores de nossas vidas. Ser cidadão mato-grossense, maestro Fabrício de Carvalho, é pedir a Deus para que, com seu poder infinito, abençoe e ilumine nossos políticos, nossos governantes, juizes, administradores e todos aqueles responsáveis pela direção deste estado para que coloquem sua capacidade física, mental e espiritual a serviço da bondade, do amor e do respeito ao próximo. E, enquanto cidadãos mato-grossenses, têm a obrigação de fazer nossa parte para que este estado sirva de exemplo para toda a nação brasileira. E para isso, nunca devemos esquecer de pedir a Deus que nos oriente e direcione cada passo da nossa caminhada.

Muito obrigada.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com