Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de junho de 2005 10h05


Internacionalização da Amazônia é discutida

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado Zeca D´Ávila (PFL) disse ter ficado preocupado com uma declaração recente do governador Blairo Maggi (PPS) sobre a internacionalização da Amazônia. Segundo o pefelista, o discurso de Maggi foi preocupante porque tinha um tom de muita lamúria sobre a situação ruim de Mato Grosso, a dificuldade grande e o perigo da internacionalização da Amazônia.

D´Ávila frisou ainda que o governador teria dito que foi o único político a ter coragem de alertar sobre o fato publicamente. O pefelista lembrou que ele mesmo já havia falado sobre o perigo de internacionalização da Amazônia, não o governador. E a situação é grave, de acordo com D´Ávila.

Em aparte, o deputado Humberto Bosaipo (PFL) concordou com D´Ávila sobre a gravidade do problema e destacou que o Estado pode até vir a ser pressionado pelo mercado internacional, por conta da Amazônia, prejudicando o agronegócio, que é o carro chefe da economia hoje.

Para D´Ávila, o grande problema é Medida Provisória 2166, que dita as leis do meio ambiente no país hoje. “Não sou contra o meio ambiente e nem defendo a destruição da Amazônia. Contudo, não podemos ficar a mercê de outros países, que querem ditar as regras na nossa terra”, pontuou.

Também em aparte, o deputado Clóvis Roberto (sem partido) avaliou que falta uma atitude dos Poderes constituídos do país em impor respeito e mostrar às outras nações que a Amazônia é propriedade do Brasil e não pode sofrer interferência de fora.

Defendendo o agronegócio, o deputado Zeca D´Ávila salientou que o meio urbano também polui o meio ambiente, e muito, não sendo a agricultura e pecuária os vilões da história.

A deputada Verinha Araújo (PT) observou que os brasileiros precisam, antes de tudo, discutir o controle do desmatamento descontrolado que vem ocorrendo e tomar providências para preservar o meio ambiente.

Secretaria de imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com