Terça-feira, 15 de março de 2005 18h19

AS PRIORIDADES DE INVESTIMENTO NA SAúDE PúBLICA DE RONDONóPOLIS SERãO DISCUTIDAS NA PRóXIMA SEXTA-FEIRA, 18 DE MARçO, àS 19 HORAS, EM AUDIêNCIA PúBLICA NO AUDITóRIO DA SECRETARIA DE SAúDE DAQUELE MUNICíPIO. O PEDIDO DE REALIZAçãO DA AUDIêNCIA é DE AUTORIA DO DEPUTADO ESTADUAL Zé CARLOS DO PáTIO (PMDB)...

Investimentos são prioridades para Roo

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA

As prioridades de investimento na saúde pública de Rondonópolis serão discutidas na próxima sexta-feira, 18 de março, às 19 horas, em audiência pública no auditório da Secretaria de Saúde daquele município. O pedido de realização da audiência é de autoria do deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB).

O parlamentar justifica ter feito a solicitação porque na semana passada o governo do estado liberou a parte de investimentos no Orçamento Geral do Estado para 2005. Além disso, uma pesquisa popular detectou que a principal preocupação da população de Rondonópolis é a saúde, com 49% dizendo que a área precisa melhorar.

A audiência terá participação do secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado; do secretário municipal de Saúde, Fábio Cardoso; autoridades locais; demais parlamentares da região; e ainda representantes da sociedade organizada.

Conforme Pátio, entre os assuntos a serem discutidos estão a necessidade de uma clínica de nefrologia; uma UTI neonatal; uma clínica de fisioterapia; e tratamento de oncologia na rede pública. “Rondonópolis tem cerca de 200 mil habitantes, o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e não tem uma UTI neonatal”, frisa o peemedebista.

O deputado lembra ainda que o papel dos Hospitais Psiquiátrico Paulo de Tarso e Regional precisa ser reavaliado. Pátio vai defender ainda a ampliação da Santa Casa, para aumentar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e discutir o que pode ser feito para fortalecer o atendimento de urgência e emergência na cidade.

Para Zé Carlos do Pátio a audiência tem ainda mais importância porque a saúde de Rondonópolis atende não só o município, mas toda a região sul do estado. Para se ter uma dimensão disso, o deputado cita que enquanto Cuiabá, com mais do dobro da população, tem 29 Programas de Saúde da Família (PSF), Rondonópolis tem 28.

Maiores Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa