Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 15 de março de 2005 18h19


AS PRIORIDADES DE INVESTIMENTO NA SAúDE PúBLICA DE RONDONóPOLIS SERãO DISCUTIDAS NA PRóXIMA SEXTA-FEIRA, 18 DE MARçO, àS 19 HORAS, EM AUDIêNCIA PúBLICA NO AUDITóRIO DA SECRETARIA DE SAúDE DAQUELE MUNICíPIO. O PEDIDO DE REALIZAçãO DA AUDIêNCIA é DE AUTORIA DO DEPUTADO ESTADUAL Zé CARLOS DO PáTIO (PMDB)...

Investimentos são prioridades para Roo

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



As prioridades de investimento na saúde pública de Rondonópolis serão discutidas na próxima sexta-feira, 18 de março, às 19 horas, em audiência pública no auditório da Secretaria de Saúde daquele município. O pedido de realização da audiência é de autoria do deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB).

O parlamentar justifica ter feito a solicitação porque na semana passada o governo do estado liberou a parte de investimentos no Orçamento Geral do Estado para 2005. Além disso, uma pesquisa popular detectou que a principal preocupação da população de Rondonópolis é a saúde, com 49% dizendo que a área precisa melhorar.

A audiência terá participação do secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado; do secretário municipal de Saúde, Fábio Cardoso; autoridades locais; demais parlamentares da região; e ainda representantes da sociedade organizada.

Conforme Pátio, entre os assuntos a serem discutidos estão a necessidade de uma clínica de nefrologia; uma UTI neonatal; uma clínica de fisioterapia; e tratamento de oncologia na rede pública. “Rondonópolis tem cerca de 200 mil habitantes, o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e não tem uma UTI neonatal”, frisa o peemedebista.

O deputado lembra ainda que o papel dos Hospitais Psiquiátrico Paulo de Tarso e Regional precisa ser reavaliado. Pátio vai defender ainda a ampliação da Santa Casa, para aumentar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e discutir o que pode ser feito para fortalecer o atendimento de urgência e emergência na cidade.

Para Zé Carlos do Pátio a audiência tem ainda mais importância porque a saúde de Rondonópolis atende não só o município, mas toda a região sul do estado. Para se ter uma dimensão disso, o deputado cita que enquanto Cuiabá, com mais do dobro da população, tem 29 Programas de Saúde da Família (PSF), Rondonópolis tem 28.

Maiores Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2597/613-2553/8404-0875


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com