Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de setembro de 2008 09h11


O DEPUTADO JOãO MALHEIROS HOMENAGEOU A COMUNIDADE ITALIANA RESIDENTE EM CUIABá, COM A REALIZAçãO DE UMA SESSãO ESPECIAL NA NOITE DA úLTIMA SEXTA-FEIRA (19). DURANTE O EVENTO, O PARLAMENTAR, E TAMBéM AUTOR DA LEI 8.129/04 - QUE ESTABELECE 19 DE SETEMBRO COMO O ‘DIA DA COMUNIDADE ITALIANA’ NO ESTADO -, FALOU DE SUA ADMIRAçãO PELOS IMIGRANTES. “SãO PESSOAS GUERREIRAS, DE NATUREZA ESPONTâNEA, QUE NUNCA DESANIMAM. COM UMA CULTURA ADMIRáVEL, ELES COLABORARAM GIGANTESCAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO ECONôMICO DE MATO GROSSO”,

João Malheiros aclama comunidade italiana de Cuiabá

O parlamentar e também autor da Lei 8.129/04 que estabelece o dia oficial no Estado - falou da admiração pelos imigrantes

MARCIA MARTINS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado João Malheiros homenageou a comunidade italiana residente em Cuiabá, com a realização de uma sessão especial na noite da última sexta-feira (19). Durante o evento, o parlamentar, e também autor da Lei 8.129/04 - que estabelece 19 de setembro como o ‘Dia da Comunidade Italiana’ no Estado -, falou de sua admiração pelos imigrantes. “São pessoas guerreiras, de natureza espontânea, que nunca desanimam. Com uma cultura admirável, eles colaboraram gigantescamente para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, reconheceu Malheiros.

Ao receber a primeira moção de louvor, a vice- consulesa honorária da Itália em Cuiabá, Carmelinda Ferrante Maciel, lembrou dos conterrâneos que vieram habitar as terras mato-grossenses e acabaram ficando. “Praticamente todos, moças e rapazes, vieram para cá solteiros. Portanto, aqui se casaram e formaram suas famílias, misturaram-se as culturas, e hoje cada um tem a sua mulher, ou esposo cuiabano”, assinalou Carmelinda.

Na seqüência, foi entregue moção de aplauso ao embaixador da Itália no Brasil, Michelle Valensise. Ele agradeceu ao deputado pela autoria da lei que garante um dia especial ao povo da Itália e assinalou sobre os valores, ainda preservados por eles. “O que eu acho mais espetacular nessa cultura se resume em três valores: liberdade, solidariedade e tolerância. Por isso, nós nos demos tão bem com os brasileiros. Temos o comportamento parecido”, comparou o embaixador. Valensie ainda acrescentou que, “mesmo com os desafios do desenvolvimento, com a integração no Brasil, os italianos continuam sendo italianos de coração”, analisou Valensise.

A terceira homenageada da noite foi a consulesa do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Lutchia Pattarino, pela sua atuação em apoio e divulgação da cultura italiana no País. “Para nós, é uma emoção recebermos esse reconhecimento. Estamos muito gratos. Como é bom ser italiano em terras brasileiras. Sabemos que ao mesmo tempo em que nos integramos, também contribuímos com essa maravilhosa cultura”.

Além de demonstrações de emoção a homenagem ainda foi entremeada por uma animada apresentação da dança tarantella, ritmo de caráter vivo, caracterizado pela troca rápida de casais, oriunda da Itália. Alguns imigrantes explicaram que quem dança a tarantella sozinho atrai a má sorte.

No desfecho da ocasião, encerrada com a apresentação de um grupo musical da cidade de Vera (486 quilômetros ao Norte de Cuiabá), João Malheiros fez mais algumas considerações. “A alegria que aflora dos italianos é contagiante. Mais uma vez, eu declaro que fico muito, mais muito feliz mesmo, de ter criado essa lei, que valoriza a atuação deles aqui no Estado”, discorreu o parlamentar enfatizando alguns momentos de sua infância ao lado de imigrantes italianos. Seguidamente, com a música ‘me dá um litro de vinho’ entrou o grupo Béllo Vivere – da Associação Cultural Italiana de Vera – Acive.

João Malheiros ainda informou que cuidadosamente, o dia 19 de setembro foi escolhido como o ‘Dia da Comunidade Italiana’ em Mato Grosso porque vai de encontro ao Dia de San Genaro, santo importante na cultura italiana. Atualmente, a ‘Comunidade Italiana de Cuiabá’ conta com mais de 100 famílias associadas. Acompanhe alguns dos sobrenomes citados pela fundadora da comunidade, Carmelinda Ferrante Maciel: Fortunato; Ricci; Fava; Spinelli; Checon; Ferrante; Candia; Tibaldi; Tenuta; Dorsa; Orlando; Sardi; Zanatta; Rondinelli; Lotufo; Capriata; Scarabottolo; Castrilo, entre outros.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com