Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006 14h44


O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI SANCIONOU A LEI Nº 8.442, DE AUTORIA DO DEPUTADO NATANIEL DE JESUS (PMDB), QUE DISPõE SOBRE A REALIZAçãO DE EXAMES MéDICOS NOS JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAIS E AMADORES INSCRITOS NA FEDERAçãO MATO-GROSSENSE DE FUTEBOL, VISANDO A PREVENçãO DE DOENçAS CARDíACAS. DE ACORDO COM A LEI, A PERIODICIDADE DO CHECK-UP CARDIOLóGICO SERá ANUAL E SUA REALIZAçãO DAR-SE-á PREFERENCIALMENTE NO MêS QUE ANTECEDE O INíCIO DE CADA TEMPORADA DESPORTIVA. FICA OBRIGATóRIO TAMBéM O CHECK-UP A AVALIAçãO CLíNICA CARDIOLóGICA, O TESTE ERGOMéTRICO E ECODOPPLER, COM A PRODUçãO DO CORRESPONDENTE LAUDO MéDICO...

Jogadores deverão fazer exames cardíacos

Deputado Nataniel de Jesus pretende prevenir atletas contra possíveis problemas durante partidas de futebol

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O governador Blairo Maggi sancionou a lei nº 8.442, de autoria do deputado Nataniel de Jesus (PMDB), que dispõe sobre a realização de exames médicos nos jogadores de futebol profissionais e amadores inscritos na Federação Mato-grossense de Futebol, visando a prevenção de doenças cardíacas.

De acordo com a lei, a periodicidade do check-up cardiológico será anual e sua realização dar-se-á preferencialmente no mês que antecede o início de cada temporada desportiva. Fica obrigatório também o check-up a avaliação clínica cardiológica, o teste ergométrico e ecodoppler, com a produção do correspondente laudo médico.

“Essa Lei é para prevenir os atletas de recentes e trágicos acontecimentos nos campos de futebol de todo o mundo. Mais uma vez, a discussão sobre problemas relacionados com a medicina desportiva, especialmente, no que diz respeito à morte súbita sempre foi tema de debates e Mato Grosso necessita desse tipo de prevenção”, analisou o parlamentar.

Vale lembrar que os clubes ou entidades equiparadas manterão em seu poder e a disposição da Federação Mato-grossense de Futebol e das autoridades competentes os laudos médicos dos jogadores que lhe sejam vinculados, com os resultados dos respectivos exames. Também ficou definido que a inscrição dos jogadores nas competições autorizadas pela Federação será condicionada ao fornecimento de cópia dos laudos médicos.

A medida preventiva vai evitar tragédias como a do zagueiro do São Caetano, Serginho, que durante o Campeonato Brasileiro de 2004, faleceu em campo. Naquela oportunidade, ficou constatado que o atleta morreu por problemas cardíacos.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com