Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de outubro de 2003 15h01


Juliano avalia reunião com ministro

REDAÇÃO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



O deputado Juliano Jorge (PL) avaliou hoje (23) como produtiva a viagem feita esta semana a Brasília para discutir a questão de liberação de recursos para obras nas BRs que cortam Mato Grosso. Entretanto, o parlamentar criticou a atuação do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, apesar do comandante da pasta ser também do PL. Juliano Jorge acredita que o ministro deva ser substituído já no início do ano que vem.

Estiveram ontem (22) em Brasília para a reunião com o ministro, além de Juliano Jorge, o secretário de Transportes do Estado, Luiz Antonio Pagot; o deputado federal Welington Fagundes (presidente regional do PL); e o também federal Waldemar da Costa Neto (presidente nacional do PL). O secretário Pagot permanece em Brasília para discutir questões da liberação de recursos.

Segundo o deputado estadual, muitas obras estão em andamento no Estado sem que o Governo Federal tenha liberado os recursos previstos, inclusive em convênio assinado, como é o caso da BR 163.

“O governador Blairo Maggi (PPS) solicitou que pelo menos R$ 30 milhões sejam liberados agora para que as máquinas não parem de trabalhar. Mas há também o problema das BRs que sequer têm convênios assinados para garantir a liberação de recursos”, emendou o parlamentar.

Reforma Tributária

Outro grupo de parlamentares e autoridades esteve em Brasília para discutir a Reforma Tributária com o senador Jonas Pinheiro (PFL). Entre eles estavam o deputado J. Barreto (PL); o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Ferreira Leite; e o procurador Geral de Justiça, Eduardo Jacob.

O assunto está preocupando o Estado porque as perdas podem chegar a R$ 810 milhões, caso não haja um dispositivo de compensação. Durante a sessão matutina de hoje, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), conclamou uma união da bancada federal do Centro Oeste com a do Norte.

“Se não nos unirmos vamos perder muito, a bancada sozinha é pouco representativa. Os maiores perdedores serão os Estados de economia baseada na produção primária”, alertou Riva.

O parlamentar ainda pediu o sobrestamento de todos os projetos em tramitação na Casa que tratem de assunto tributário até a aprovação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional. O pedido foi deferido pelo deputado J. Barreto, que presidia a sessão.

Maiores informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/613-2597/9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com