Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de outubro de 2005 18h18


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA REALIZA UMA SéRIE DE ATIVIDADES ESTA SEMANA, DANDO SEQüêNCIA à PROPOSTA DA ATUAL MESA DIRETORA DE INTENSIFICAR AS AçõES DO PARLAMENTO E ESTREITAR O RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. DESDE A MUDANçA PARA A NOVA SEDE, EM 17 DE AGOSTO, A ASSEMBLéIA Já REALIZOU 17 AUDIêNCIAS PúBLICAS E 10 SESSõES SOLENES OU ESPECIAIS ...

Legislativo intensifica as atividades

Deputados participam de audiências públicas, debates e outros eventos durante toda a semana

DA REDAÇÃO / SECRETARIA DE IMPRENSA



A Assembléia Legislativa realiza uma série de atividades nos próximos dias, dando seqüência à proposta da atual Mesa Diretora de intensificar as ações do Parlamento e estreitar o relacionamento com a sociedade civil organizada. Desde a mudança para a nova sede, em 17 de agosto, a Assembléia já realizou 17 audiências públicas e 10 sessões solenes ou especiais que mobilizaram representantes de vários segmentos da comunidade.

Neste período, a Câmara Setorial Temática realizou sua primeira reunião no interior, em Pontes e Lacerda, para discutir a regularização fundiária na faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Outros temas serão debatidos nos próximos dias como o Certificado de Responsabilidade Social, os Conselhos estaduais e municipais e a situação dos presídios em Mato Grosso. A Câmara aprofunda os debates e encaminha soluções para problemas específicos que afetam a sociedade mato-grossense.

MEIO AMBIENTE
A semana começa com uma audiência pública que discute o desmatamento em Mato Grosso nesta segunda-feira, (17) às 8h30, no Plenário da Assembléia Legislativa. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PPS), vai apresentar nomes de empresas de Cuiabá e interior de Mato Grosso, que degradam o Cerrado. Além disso, o parlamentar deve apresentar documentos que provam a participação das empresas em fraudes na Autorização de Transportes de Produtos Florestais (ATPF´s).

NOITE CULTURAL
Com apoio da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, o Instituto Memória realiza segunda-feira (17) às 20 horas, a 1ª Noite Cultural do Poder Legislativo. O evento apresentará também cerca de 70 telas da artista plástica cuiabana e servidora aposentada da AL, Eliete Maia Teixeira.

De acordo com a secretária do Instituto Memória, Ísis Catarina Brandão a iniciativa visa atender a sociedade mato-grossense com o acesso ao diversificado mundo da arte. “A Assembléia tem se empenhado em atender a população como um todo. E o Instituto Memória fica feliz por coordenar a realização de eventos que reúnem os segmentos, valorizam os artistas da terra e ainda presenteiam a população com uma programação inteiramente cultural”.

“Esta será a primeira noite cultural de uma série que a Assembléia pretende realizar. Nosso objetivo é valorizar o trabalho regional e mostrar para a população daqui e de outras localidades que Mato Grosso produz arte”, afirmou a coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa.

EDUCAÇÃO
Na terça-feira (18), a situação da educação pública será objeto de um amplo debate no Parlamento. Pela manhã, a partir das 9 hs, estarão em discussão as reivindicações do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sintep). À tarde, a partir das 14 hs, estará em debate a greve dos técnicos-administrativos e docentes das universidades federais. Os dois eventos acontecerão no Plenário II da Assembléia.

O Sintep tem uma ampla pauta de reivindicações, que inclui, além da questão salarial, aspectos educacionais, administrativos e previdenciários. Os profissionais da Educação querem a reposição imediata de 16,36%. Além disso, pedem a reparação das perdas passadas - totalizando 75,39. Já os docentes da universidade federais, em greve desde o dia 30 de agosto, querem um reajuste de 18% como parte de recomposição salarial. Os técnicos-administrativos querem a implantação da 2ª etapa da carreira, resolução imediata do Vencimento Básico Complementar (VBC), e benefícios como auxílio Saúde, reajuste do Vale Alimentação e parcelamento das férias.

SINFRA
Na quinta-feira (20), está agendado para as 8 hs no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa, o depoimento do Secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marchetti. Ele vai prestar esclarecimentos aos deputados estaduais sobre os projetos que tem para a pasta e sobre o andamento dos trabalhos. Os deputados querem saber quais e quantos são os investimentos da pasta nas várias regiões mato-grossenses e a situação atual de cada um deles.

Mais informações
Secretaria de Imprensa da AL
3901-6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com