Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 15h36


Lei define prevenção integral a diabéticos

Deputado Nataniel de Jesus (PMDB) entende que os custos hospitalares e outros atendimentos a esses pacientes podem ser minimizados com medidas de prevenção

CECÍLIA GONÇALVES / SECRETARIA DE IMPRE



Não é de hoje a preocupação com o controle do diabetes, doença silenciosa que afeta milhares de pessoas. Para definir diretrizes da Política de Prevenção e Atenção Integral à Saúde das Pessoas Portadoras de Diabetes, o deputado Nataniel de Jesus (PMDB) apresentou projeto de lei que visa a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde.

De acordo com o deputado, o número de pessoas que sofrem com diabetes já chega a 9.080 em Mato Grosso. A diabetes do tipo 1, que é a falta de insulina no sangue ou sua produção insuficiente pelo corpo e que ocorre com mais freqüência em jovens. E o tipo 2, que é o caso de pessoas que produzem insulina, mas que não funciona de forma adequada.

Nataniel esclareceu que o segundo tipo atinge mais os adultos, pessoas com antecedentes familiares de diabetes ou com excesso de peso. Ele ressalta que em se tratando de diabetes com hipertensão o número de enfermos já atinge 7.788 pessoas. Por isso, a proposta visa dar ênfase nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida e no trabalho intersetorial em equipe.

De acordo com o projeto, as ações programáticas referente ao diabetes em todas as suas formas, assim como aos demais fatores de riscos ou problemas de saúde com ele relacionado pela secretaria de Estado de Saúde, garantida a participação de entidades de usuários, universidades públicas, representantes da sociedade civil e profissionais ligados ao assuntos.

“O grupo de trabalho tem como princípio o respeito às peculiaridades e às especificidades regionais e locais e aos respectivos planos municipais e regionais de saúde, sendo o resultado de seu trabalho um instrumento técnico orientado nos princípios relacionados nesta lei”, disse o deputado.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613 2597 / 613 2553 / 9982 0261 / 9603 0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com