Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de agosto de 2007 11h43


A INDúSTRIA AVíCOLA CONTINUA EM EXPANSãO NO ESTADO DE MATO GROSSO. LIDERANçAS POLíTICAS DOS MUNICíPIOS DE ITAúBA, TERRA NOVA, NOVA GUARITA, CLáUDIA, PEIXOTO, SANTA HELENA, MATUPá, GUARANTã DO NORTE E COLíDER ESTIVERAM REUNIDOS COM O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI, NO PALáCIO PAIAGUáS, BUSCAR APOIO NA INSTALAçãO DO PROJETO DE CONSTRUçãO DE UMA AGROINDúSTRIA AVíCOLA NA CIDADE DE TERRA NOVA DO NORTE (700 KM DA CAPITAL)

Lideranças cobram incentivos para avicultura

FLÁVIA FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A indústria avícola continua em expansão no Estado de Mato Grosso. Lideranças políticas dos municípios de Itaúba, Terra Nova, Nova Guarita, Cláudia, Peixoto, Santa Helena, Matupá, Guarantã do Norte e Colíder estiveram reunidos com o governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás, buscar apoio na instalação do projeto de construção de uma agroindústria avícola na cidade de Terra Nova do Norte (700 km da capital).

O projeto conta com uma estrutura que comportará desde a seleção das matrizes, incubadoras de ovos á toda instalação do abatedouro. O novo empreendimento prevê um lucro anual de R$ 98 milhões e a oferta de pelo menos 1,2 mil empregos diretos. De acordo com Arnaldo Ribeiro Pereira, um dos sócios do projeto, o investimento inicial está estimado em até R$ 10 milhões. Ele afirma que “as propriedades rurais dos municípios envolvidos no processo apresentam infra-estrutura e condições para a produção de aves”.

“A participação dos cooperados vai se dar na medida que estudarmos a agregação de rendas nas propriedades”, a firmou Daniel Robson Silva, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova). Ele acredita que a indústria vai fomentar a economia da região, conseqüentemente, com a instalação de mais indústrias no segmento de tornearia, auto-elétrica, farmácia, mercados, empresas de embalagens plásticas entre outro.

Manoel de Freitas, prefeito de Terra Nova, afirma que a indústria avícola estará de encontro com os anseios da população local e também, dos municípios vizinhos que vão ser parceiros neste novo empreendimento, com a instalação dos aviários. Ele justifica que o setor madeireiro acabou e a região tem passado por sérios problemas na arrecadação.

O grupo também esteve reunido com o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, para reforçar o incentivo prometido pelo governador. “O governador já havia colocado a parte desta grande iniciativa, e nós estaremos apoiando no que for necessário”, afirmou. Dal’Bosco disse que estará empenhado na concretização da obra, pois avalia como de fundamental relevância para a região. “Aquele povo está castigado pela falta de alternativa econômica e a indústria de aves vai representar crescimento econômico”, finalizou.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com