Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de setembro de 2004 15h02


LIDERANçAS POLíTICAS, EMPRESARIAIS E COMUNITáRIAS DE SANTO ANTôNIO DE LEVERGER, APROVEITARAM, ONTEM (21), A VISITA DO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI à CIDADE, PARA FAZEREM A ENTREGA DE UMA CARTA ABERTA REIVINDICANDO O DIREITO DO MUNICíPIO TER O SEU DISTRITO AGROINDUSTRIAL...

Lideranças de Leverger pedem distrito

Uma “Carta Aberta” nesse sentido foi entregue ontem (21) ao governador Blairo Maggi, durante sua visita à cidade

ADEILDO LUCENA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Santo Antônio de Leverger, aproveitaram, ontem (21), a visita do governador Blairo Maggi à cidade, para fazerem a entrega de uma carta aberta reivindicando o direito do município ter o seu distrito agroindustrial.

“O objetivo é atrair o investimento que cria emprego e gera renda, possibilitando uma transformação ampla, continuada e capaz de mudar o perfil socioeconômico vigente”, destacam no documento.

A propósito, o deputado Mauro Savi, que já apresentou um projeto de lei dispondo sobre a implantação de um distrito industrial em Santo Antônio de Leverger, aprovado pela Assembléia Legislativa e vetado pelo governador, disse que, independente dessa decisão, vai continuar na luta pela implantação definitiva desse distrito agroindustrial.

Na avaliação das lideranças locais, a proposta “é um sonho plausível, perfeitamente possível de ser realizado, porque ele não se reverterá em benefício exclusivo para Santo Antônio de Leverger”.

As lideranças locais acreditam nesse ideal. Segundo afirmam na “Carta Aberta” ao governador, “as condições reais e suplementares assim determinam, já que, entre outros pontos positivos, um é de singular importância que é a passagem dos trilhos da Ferronorte pelo município, em trajeto que concorre para beneficiar a operacionalização de um distrito agroindustrial”.

A seguir, ressaltam: “A implantação dessa estrutura, além de sua natureza socioeconômica e financeira, é um tributo e uma recompensa ao município-berço da industrialização no Estado de Mato Grosso, com as usinas de açúcar, empreendimentos que influíam decisivamente na economia do Estado e até mesmo do país, mas que, hoje, são apenas vestígios e monumentos históricos que retratam o apogeu econômico, político e social de uma época praticamente esquecida com o passar do tempo”.

O deputado Mauro Savi, que participou hoje (22) pela manhã da sessão da Assembléia Legislativa, disse concordar com as lideranças santo-antonienses, quando afirmam que a efetivação e operacionalização do distrito agroindustrial de Santo Antônio de Leverger, é o vetor necessário e imprescindível para a retomada do processo de agroindustrialização daquele município.

Os líderes santo-antonienses chamam a atenção do governador para o fato de que, salvo pontuais exceções, o município tem, no geral, as mesmas carências e problemas dos demais municípios da baixada cuiabana, no que diz respeito à infra-estrutura; educação e saúde; meio ambiente; turismo e cultura; agricultura e política fundiária; desenvolvimento urbano, saneamento básico e habitação; segurança pública; inclusão social; e esporte e lazer, entre outros.

No entanto, afirmam que “é fundamentalmente com o esvaziamento econômico” que o município mais sofre.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com