Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 26 de maio de 2006 16h40


Livro amplia a bibliografia machadiana

Entre as personalidades que participaram do lançamento, o imortal da Academia Brasileira de Letras, Jornalista Murilo Mello

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Comissão de Educação, Cultura Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa presidida pelo deputado Humberto Bosaipo reuniu na noite de ontem no Auditório Renê Barbour, uma significativa parcela dos culturais mato-grossense para a solenidade de lançamento do livro “Machado de Assis em Mato Grosso” da escritora e pesquisadora Yasmim Nadaf.

Com a obra Yasmim se antecipa às comemorações de 100 anos de morte de Joaquim Machado de Assis e agrega a bibliografia Machadiana um relato da obra do autor sob a ótica dos escritores mato-grossenses Cesário Prado, Cesário Neto, José de Mesquita (destes são dois textos), Virgilio Corrêa Filho, Maria Dimpina, António de Arruda, Amidicis Tocantins e Gervásio Leite. São impressos de jornais e revistas aditados no período de 1924 a 1955, mostra a presença do escritor carioca na vida literária mato-grossense da época. “Uma obra que aborda a influência estética de Machado em nossos escritores, sua presença no cenário das letras da região e a leitura crítica que nossos escritores faziam da obra de Machadiana” como descreve Yasmim.

Diante das personalidades históricas que tiveram suas contribuições reunidas na obra, Yasmim Nadaf disse que se considera co-autora. Para ela, todos os reconhecimentos devem-se mesmo a Machado de Assis que “deixou uma obra literária imortalizada”. Ela descreve sua própria obra como “singular, diferente de todas as outras que eu escrevi como resultado de minhas pesquisas e escritos, pois reúne outros escritores e, assim, é uma obra onde sou co-autora”, disse.

O lançamento do livro de Yasmim Nadaf trouxe à Cuiabá, o jornalista Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras. O potiguar ocupa a cadeira de número 20 na ABL. Sua obra mostra grandes temas e reportagens que retratam a vida política brasileira. Melo recebeu das mãos da autora um exemplar do livro Machado de Assis em Mato Grosso para adicionar ao acervo da Academia. “É uma contribuição à bibliografia Machadiana”, ratificou ele, ao relembrar fatos da vida do carioca, Machado de Assis.

A secretária do Instituto Memória da AL, Isis Catarina Brandão lembrou que o livro de Yasmim é resultado de 10 anos de pesquisa “pesquisa de nível onde se verifica que ela soube, como ninguém, tratar cada autor mato-grossense pesquisado por usa individualidade”.

O livro de Yasmim Nadaf foi editado pela Lidador - Rio de Janeiro tem 128 páginas.

Saiba mais sobre o imortal Murilo Melo Filho

Murilo Melo Filho, jornalista, nasceu em Natal, RN, em 13 de outubro de 1928. Eleito em 25 de março de 1999 para a cadeira nº 20, da ABL, na sucessão de Aurélio de Lyra Tavares, foi recebido em 07 de junho do mesmo ano, pelo acadêmico Arnaldo Niskier.

Viveu em Brasília no atribulado quinquênio de 1960 a 1965, que testemunhou em centenas de reportagens. Construiu a sede de Bloch Editores e da Manchete na Capital Federal e foi professor de Jornalismo na Universidade de Brasília. Sempre em missões jornalísticas, acompanhou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek a Portugal; Jânio Quadros a Cuba; João Goulart ao México e ao Chile; Ernesto Geisel à França, Inglaterra, Alemanha e Japão; João Figueiredo ao Chile, Paraguai, Argentina e França; e mais recentemente José Sarney a Portugal e aos Estados Unidos.

Foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a guerra do Vietnã em 1967 e a guerra do Camboja em 1973, tendo chegado a Saigon e Phnom-Penh, via Tóquio. Em audiências e entrevistas, esteve, entre outros, com De Gaulle, Fidel Castro, Kennedy, João XXIII, Frondizi, Eisenhower, Golda Meir, Selassié, João Paulo II, Johnson, Salazar, Hiroito,Guevara, Indira Gandhi, Sukarno, Peron, Elizabeth II, Moshé Dayan, Franco, Allende, Kruschev, Ho-Chi-Min e Anuar El-Sadat. Esteve, assim, com quase todos os grandes lideres que fizeram a História durante quatro décadas. Conhece quase o mundo todo. Foi 32 vezes à Europa, 27 aos Estados Unidos, 2 à Ásia, 4 à América do Sul e 2 à África. Lamenta apenas que só a primeira dessas viagens, no Ano Santo de 1950, tenha sido possível fazer de navi.

O potiguar Murilo Melo Filho tem diversas obras editadas. São dele as obras: Cinco Dias de Junho" - Editora Bloch. Em co-autoria com Arnaldo Niskier, Joel Silveira e Raimundo Magalhães Júnior; Reportagens que Abalaram o Brasil - Editora Bloch. Em co-autoria com Carlos Lacerda, David Nasser, Edmar Morel, Francisco de Assis Barbosa- João Malins, Joel Silveira, Justino Malins, Otto Lara Resende e Samuel Wainer; Assunto é Padre" - Editora Vozes.

Em co-autoria com Amando Fontes, Cassiano Ricardo, Gustavo Corção, Hélio Silva, Josué Montello, Octávio de Faria e Rachel de Queiroz; O Desafio Brasileiro" - Editora Bloch; The Brazilian Challenge" - Alfred Knopf Ed., de Nova York; O Modelo Brasileiro" - Editora Bloch - 3a. Edição; O Progresso Brasileiro - Editora Biblioteca do Exército; EI Desafio Brasileño" - Editora Pomaire, de Madri; Memória Viva" - Editora Bloch; Rio Grande do Norte" - Editora Consultor; Testemunho Político - Editora Bloch e Testemunho Político - Editora Elevação – 2ª edição.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com