Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de abril de 2002 00h00


LULA RECEBE APOIO EXPLíCITO DE DEPUTADOS DO PFL

Lula recebe apoio explícito de deputados do PFL

Um movimento anti-Serra toma corpo no PFL de Mato Grosso

MARIA LUIZA / ALMT



O deputado Gilney Viana, PT, disse não ter se empolgado com os 39% para o presidenciável Lula apontados na última pesquisa de opinião pública, “a experiência me diz que o ideal é nos mantermos no patamar de 30% e ir crescendo durante o processo eleitoral, a não ser que cheguemos logo aos 50%, aí tudo bem”. Os deputados Gilney Viana e Serys Slhessarenko, PT, estão recebendo a cada dia apoio explícito da bancada do PFL na Assembléia Legislativa, conseqüência do caso Roseana. Os deputados do PFL entendem que o PSDB foi o grande algoz que detonou a candidatura Roseana, daí o sentimento anti-Serra.

Ponderado, o deputado Gilney que faz parte da Comissão do Programa do PT, recebe com entusiasmo todo esse apoio, mas tem uma preocupação ainda maior: a situação em que Fernando Henrique possa entregar o país ao Lula, “não queremos um Brasil sucateado, queremos governar o país com todas as forças decepcionadas com o estilo dominante de FHC”.

O deputado Jair Mariano, PPS, falou da necessidade de voltar a tribuna da Assembléia o debate político “importante e imprescindível nesse momento”. Segundo ele, o PPS está sendo vítima clara do deputado José Aníbal, PSDB, que tenta impedir o presidenciável Ciro Gomes usar um tempo maior na televisão, o grande instrumento dessa eleição, “ele ingressou no STE para podar o nosso direito de TV”.

Mesmo com Ciro Gomes em quarto lugar nas pesquisas, Jair Mariano acredita que ele pode disputar com Lula o segundo turno das eleições presidenciais e, “caso isso aconteça, o Brasil já ganhou”. A confiança do deputado está respaldada no descontentamento da população com o governo FHC. Ele exibiu uma notícia do jornal Folha de São Paulo, de ontem, onde só na região metropolitana de São Paulo foram fechados 103 mil postos de trabalho no mês passado, desses 68 mil no setor de serviços e o desemprego cresceu cerca de 19,1%, “são duas Altas Florestas desempregadas”.

O deputado Zé Carlos do Pátio, PMDB, em aparte lamentou que o seu partido não tenha candidato próprio à presidência da República, “me sinto humilhado ao ouvir meus companheiros demonstrar determinação de lutar por um ideal, defender idéias, como o deputado Jair Mariano que acredita no sucesso do candidato do PPS, Ciro Gomes, mesmo que as pesquisas o apontem em 4º lugar na corrida presidencial”. Zé Carlos é da corrente do PMDB que discorda de qualquer aliança com o PSDB. Sua atuação parlamentar é de oposição sistemática ao governo Dante de Oliveira, portanto, "para mim seria uma convivência dificil com os tucanos.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Plenário
Maria Luiza e Cecília Gonçalves


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com