Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de outubro de 2005 17h44


“Luz para Todos” pode chegar a Querência

MARIANA PRATES / ASSESSORIA DE GABINETE



O coordenador regional da Eletronorte, Gustavo Reis Lobos Vasconcellos discutiu com representantes do município de Querência e o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) uma série de alternativas para buscar a melhor forma e data de implantação do programa “Luz para Todos” do governo Federal, na região do Norte Araguaia.

A importância deste programa em municípios como Querência foi ressaltada pelo prefeito, Fernando Gorgen (PPS). “Para mantermos o homem no campo é preciso que o governo gere infra-estrutura a esta faixa da população. E a luz (energia elétrica) é o primeiro passo para uma vida mais digna no campo”, afirmou o prefeito durante a reunião. A reunião foi acompanhada ainda pelo vereador André Luiz de Jesus de São Félix do Araguaia (outro município da região).

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o município de Querência possui uma Usina de Energia, a Querência do Norte, que pertence à Rede/Cemat. Porém, de acordo com a própria empresa, apenas 1.260 pessoas possuem energia elétrica em casa,ou seja apenas 17,3% da população. Este dado tem dificultado a vida de dezenas de moradores do município, como afirmou Elvon Severin, o vice-prefeito de Querência. “Muitos chacareiros têm deixado suas propriedades e se mudam para a cidade por causa da luz. Os gastos com seu transporte diário até o campo têm consumido boa parte do orçamento destes produtores, que acabam investindo menos na agricultura”, explicou.

A busca de Zé Carlos do Pátio para a implantação do programa “Luz para Todos” nas regiões mais isoladas do Estado, teve início em abril deste ano, e o resultado deste trabalho deve chegar à casa de milhares de mato-grossenses já em 2006. “O governo Federal têm dedicado atenção especial ao programa “Luz para Todos” e depois de muito trabalho junto à bancada peemedebista em Brasília já conseguimos R$ 200 milhões a serem investidos no Araguaia em apenas um ano e meio”, afirmou o deputado. Segundo Gustavo Reis a meta da Eletronorte é efetuar mais 22 mil ligações neste ano. “Para desenvolver este trabalho nos preocupamos com três coisas: suprimento confiável, durabilidade e planejamento”, afirmou o coordenador regional.

Para saber mais
Assessoria de imprensa deputado Zé Carlos do Pátio
(65) 3901-6715 – Mariana Prates


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com