Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de maio de 2005 14h41


O GOVERNO DO ESTADO IRá ABRIR AS NEGOCIAçõES COM OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL QUE ESTãO EM GREVE. O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NA MANHã DE HOJE, EM AUDIêNCIA DO GOVERNADOR BLAIRO MAGGI COM 21 DEPUTADOS ESTADUAIS. ALéM DE ABRIR AS NEGOCIAçõES, O GOVERNADOR...

Maggi irá abrir negociações com professores

O assunto deverá ser discutido também em audiência Pública na Assembléia Legislativa, na próxima quinta-feira, às 14 horas

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



O governo do estado irá abrir as negociações com os professores da rede estadual que estão em greve. O assunto foi discutido na manhã de hoje, em audiência do governador Blairo Maggi com 21 deputados estaduais. Além de abrir as negociações, o governador se comprometeu também em reabrir o grupo de trabalho que discutiu a proposta de reajuste feito à categoria no ano passado, desta vez com a participação do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sintep). O assunto deverá ser discutido também em audiência Pública na Assembléia Legislativa, na próxima quinta-feira, às 14 horas.

De acordo com a deputada Vera Araújo, do PT, o governador disse que se houver comprovada disponibilidade de recursos, ele concederá o reajuste reivindicado.

Para a deputada, foi positiva a abertura do debate com a categoria. Porém, ela observou ao governador que lamentavelmente o Executivo recorreu mais uma vez à Justiça contra o movimento grevista, tal como já havia feito no ano passado. “Isso não contribui para o diálogo”, disse. “O mais produtivo é a medida que foi tomada agora, de retomar as negociações”, complementou.

Vera considera que o aumento salarial irá fazer justiça à categoria. “Não podemos mais conviver com esta situação no estado, em que os professores da rede estadual ganham bem menos do que outros servidores públicos do Executivo, ainda que tenham a mesma formação”, lamentou. Ela citou como exemplo um professor com nível superior, cujo salário inicial é de mil e 32 reais. Um gestor governamental tem um salário inicial de três mil e 500 reais. Um técnico da Procuradoria Geral do Estado, com nível superior, recebe mil e 772 reais. O salário inicial de um técnico de nível superior do SUS, de Defesa Agropecuária e Florestal ou de Atividade Ambiental é de cerca de mil e 700 reais.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com