Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de setembro de 2004 17h56


A SECRETáRIA FLáVIA NOGUEIRA DISSE QUE MATO GROSSO AVANçOU TANTO NAS PESQUISAS DO BIODIESEL, QUE DURANTE O LANçAMENTO DO PROJETO “CIêNCIA NO PARQUE”, ALUNOS DE ESCOLAS PúBLICAS E PARTICULARES TERãO A OPORTUNIDADE DE APRENDER E TRAFEGAR EM ôNIBUS MOVIDO POR BIODIESEL, COMBUSTíVEL PRODUZIDO A PARTIR DE FONTES RENOVáVEIS, COMO óLEOS VEGETAIS...

Mato Grosso avança na pesquisa do Biodiesel

Além desse projeto, a Secitec executa políticas de educação profissional e pretende implantar mais seis escolas até 2006

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Ao antecipar o uso do combustível alternativo Biodiesel durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre 18 e 24 de outubro em nível nacional, a secretária Flávia Nogueira disse que Mato Grosso avançou tanto nas pesquisas, que durante o lançamento do projeto “Ciência no Parque”, alunos de escolas públicas e particulares terão a oportunidade de aprender e trafegar em ônibus movido por Biodiesel, combustível produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais. O evento vai acontecer no Parque Mãe Bonifácia.

A secretária, que foi a entrevistada do Programa Entrevista Coletiva da TV Assembléia, canal 36, nesta segunda-feira (13), disse que entre as metas da pasta está a execução de políticas de educação profissional; a implantação de mais seis escolas e o aumento dos recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat). Além disso, a Secitec executa várias ações e programas como o Centro de Pesquisas Pantanal, que tem como foco principal agregar recursos nas áreas da pesca, pecuária e fontes alternativas como, por exemplo, o cultivo de mel. O programa recebe ajuda do governo federal.

“Estamos empenhados em promover incentivos a pesquisa. E o objetivo do projeto Ciência no Parque é aproximar a ciência do cotidiano das pessoas por meio de atividades de divulgação e apoio a iniciativas como Museus de Ciência, feiras, etc.”

Unemat

Flávia Nogueira vai ser sabatinada na próxima quarta-feira (15) pelos deputados na Assembléia Legislativa. Entre os assuntos a serem esclarecidos, está a possível federalização da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que segundo a secretária antecipou, é uma informação que não procede. “O governador Blairo Maggi (PPS) não vai federalizar a Unemat”, afirmou, ao defender mais diálogo com a instituição.

Questionada sobre a vontade política que alguns candidatos tem em instalar um campus da Unemat em Cuiabá, Flávia disse que é inviável. “Já são 11 campus da Unemat distribuídos no Estado e que precisam da implantação de uma política que atenda as suas necessidades”, explicou.

Durante o programa, também foram abordados os seguintes temas: a situação da Fapemat; Pró-Madeira e o Centro de Tecnologia de Madeira (CTM) e também os cursos de capacitação. O programa será reprisado amanhã (14), às 11 horas.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com