Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Sexta-feira, 14 de novembro de 2003 09h21


COORDENADA PELO SENADOR JONAS PINHEIRO (PFL), A BANCADA DE DEPUTADOS FEDERAIS MATO-GROSSENSES EM BRASíLIA, CONQUISTOU APOIO DOS PARLAMENTARES NORDESTINOS, NA VOTAçãO DE RECURSOS PARA A CONCLUSãO DA BR-163. O PRIMEIRO ESTADO A COMPOR O “PACTO PELA CONCLUSãO DA CUIABá-SANTARéM” SERá O CEARá. A INFORMAçãO PARTIU DO DEPUTADO PEDRO SATéLITE (PPS).

Mato Grosso pede ajuda ao Nordeste

Pedro Satélite esteve em Brasília e voltou otimista com o futuro da Cuiabá-Santarém

MARCELO REBELO / ASSESSOR DE IMPRENSA INTERLEGIS



Coordenada pelo senador Jonas Pinheiro (PFL), a bancada de deputados federais mato-grossenses em Brasília, conquistou apoio dos parlamentares nordestinos, na votação de recursos para a conclusão da BR-163. O primeiro estado a compor o “pacto pela conclusão da Cuiabá-Santarém” será o Ceará. Com isso, os estados do Centro-Oeste e Sul, poderão estreitar os laços comercias com o Nordeste. A informação partiu do deputado Pedro Satélite (PPS).

Segundo ele, a reunião que contou com a participação do governador Blairo Maggi (PPS) e do Secretário de Estado de Transporte, Luiz Antônio Pagot, deixou clara a intenção da três regiões - Sul, Centro-Oeste e Nordeste - de alocar recursos no orçamento para a conclusão da rodovia.

O ganho virá da diminuição das distâncias e, conseqüentemente do frete, recaindo no recuo do preço final dos produtos brasileiros.

“Deputados cearenses explicaram, que atualmente aquele estado importa alimentos de outros países. Com a conclusão da BR-163, produtos como feijão, arroz e soja poderão ser comprados aqui mesmo no Brasil e a preços competitivos”, explicou Satélite.

Segundo Satélite, “as regiões sul e sudeste não têm como competir com outros países, na venda para o nordeste, porque a distância aumenta os custos do frete. Com a 163 concluída poderemos mandar parte da produção do Centro-Oeste através do Porto de Santarém. Vamos concluir a estrada para baratear o produto local e, assim, competir com o mercado internacional”, previu.

Outro apoio para a conclusão da BR-163 deve vir do próprio Ministério do Meio Ambiente. Satélite informou que a ministra Marina da Silva já está enxergando a questão com nova visão, “a de que não queremos devastar, mas, apenas produzir respeitando os limites impostos pelo meio ambiente”.

Segundo o parlamentar o próximo passo será buscar o apoio de outros segmentos da sociedade, inclusive das Organizações Não Governamentais (ONG`s). “Vamos buscar apoio, inclusive das Ong´s. Estamos chegando na reta final e todos sairão ganhando com um desenvolvimento das regiões brasileiras interligadas pela rodovia 163.

Bandeiras importantes como a da Hidrovia e da ferrovia demoraram cerca de 50 anos e entendemos que com o pacto não esperaremos tanto pela conclusão da BR.

Exemplo de sucesso

A idéia de unir parlamentares de um mesmo estado ou região em busca de ampliar a base de apoio aos projetos importantes para um projeto de grande relevância não é nova. O nordeste já faz este tipo de ação há vários anos.

A bancada nordestina sempre age em conjunto para conseguir destinar recursos e aprovar projetos importantes para a região. “Agora vamos fazer como se faz no nordeste: unir a bancada de Mato-grossenses com as bancadas dos demais estados e atuar conjuntamente na votação de matérias importantes para o país, iniciando pela BR-163”, finalizou Satélite.

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