Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2007 12h03


O ESTADO DE MATO GROSSO PODERá TER UNIDADES MóVEIS GINECOLóGICAS PARA ATENDER MENINAS E ADOLESCENTES DE RUA. É O QUE O SUGERE O PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO DEPUTADO PERCIVAL MUNIZ (PPS). “COM ESTE PROJETO, QUEREMOS QUE O ESTADO ATUE NA IMPLEMENTAçãO DE POLíTICAS PúBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAçãO, ORIENTAçãO SEXUAL DESTAS CRIANçAS E ADOLESCENTES QUE VIVEM NAS RUAS, EXCLUíDAS DA SOCIEDADE, LARGADAS A PRóPRIA SORTE”, JUSTIFICA, OBSERVANDO

Mato Grosso poderá ter unidade móvel ginecológica

Pelo projeto serão colocadas unidades móveis devidamente equipadas para prestarem atendimento às crianças e adolescentes

VALDEQUE MATOS / ASSESSORIA DE GABINETE



O Estado de Mato Grosso poderá ter unidades móveis ginecológicas para atender meninas e adolescentes de rua. É o que o sugere o projeto de lei apresentado pelo deputado Percival Muniz (PPS). “Com este projeto, queremos que o Estado atue na implementação de políticas públicas voltadas para a formação, orientação sexual destas crianças e adolescentes que vivem nas ruas, excluídas da sociedade, largadas a própria sorte”, justifica, observando que “essas nossas futuras mulheres” são as maiores vítimas de diversos tipos de câncer e das DST´s (doenças sexualmente transmissíveis).

Pelo projeto serão colocadas, através da Secretaria de Estado de Saúde, unidades móveis, que terão a quantidade de unidades determinadas pelo Estado, devidamente equipadas para prestarem atendimento às crianças e adolescentes, do sexo feminino, residentes nas ruas.

“Estas unidades móveis irão desenvolver ações de prevenção e diagnóstico do câncer ginecológico e DST´s. Oferecerão programas de orientação sexual, nutricional para gestantes e planejamento familiar. Promoverão a assistência antes e depois do parto com o intuito de reduzir a mortalidade materna. Além de orientar as menores sobre os perigos das drogas, bem como encaminhar para tratamento aquelas que estiverem viciadas”, enumerou o parlamentar socialistas alguns dos trabalhos que poderão ser desenvolvidos com a aprovação do projeto, melhorando a atuação do Estado na área de atendimento das crianças e adolescentes que vivem nas ruas das maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo a proposta de Percival, cada unidade móvel deverá contar com um médico ginecologista, um psicólogo e uma assistência social para prestarem atendimento adequado às menores que vivem em situação de risco nas ruas.

Prevê, ainda, o projeto que a Secretaria de Estado Saúde poderá firmar convênio com órgãos federais, municipais, empresas sem fins lucrativos e entidades representativas da Sociedade Civil de Proteção da Criança e do Adolescente.

Mais informação:
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6741/ 9622-6485 (assessor de imprensa)


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com