Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 10h58


APROVADO

Campanha chamará atenção sobre abandono de idosos

Projeto de lei aprovado na CCJR visa proteção e atenção à pessoa idosa.

JOSÉ MARQUES / ASSESSORIA DE GABINETE



Foto: HELDER FARIA / ALMT

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado Max Russi (PSB), destacou a aprovação do Projeto de Lei n° 568/2017, de autoria do deputado  Silvano Amaral (MDB), na última reunião ordinária de 2018. A matéria institui a campanha "Idosos Órfãos de Filhos", visando à conscientização sobre cuidados e consequências de abandonos afetivos e financeiros por parte dos familiares.

"Parabenizo essa iniciativa e espero poder contribuir com esse projeto", congratulou o parlamentar, que também tem pautado seu mandato no incentivo às políticas sociais.

Max Russi lembra que, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no Brasil saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais nos albergues públicos cresceu 33%, de  45,8 mil para 60,8 mil. Os dados apontam ainda que, se forem considerados também os alojamentos privados, esse número sobe para 100 mil. O desamparo familiar cresce mais rápido que a expectativa de vida.

"O nosso estado, assim como o nosso país, precisa  de um projeto para reforçar os cuidados prolongados e a assistência à melhor idade. Em relação a maus-tratos, são instaurados mais de 30 inquéritos por mês. Precisamos agir", reforçou o deputado.

De acordo com o PL, a campanha poderá ser realizada nas escolas públicas, por meio de palestras abertas à sociedade, panfletos orientativos e ações que expliquem à população sobre os cuidados com os idosos.

"Esperamos que essa lei seja logo sancionada e quero aqui garantir todo o meu apoio a essas campanhas", assegurou.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330