Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 15 de setembro de 2008 08h54


MEMBROS DA DIRETORIA DA FACULDADE CATóLICA RAINHA DA PAZ (FCARP), DE ARAPUTANGA, APROVEITARAM A VISITA DO PRIMEIRO-SECRETáRIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PP), PARA PEDIR CELERIDADE NA REGULAMENTAçãO DA LEI 8.699 DE AGOSTO DE 2007, QUE INSTITUI O PROGRAMA UNIVERSITáRIO DE MATO GROSSO (PROMAT). A LEI, DE AUTORIA DOS DEPUTADOS JOSé RIVA, JOãO MALHEIROS E CHICO GALINDO, CONTEMPLA ALUNOS COM BOLSAS DE ESTUDOS DO ENSINO SUPERIOR. RIVA, QUE ESTEVE NO MUNICíPIO NA úLTIMA SEXTA-FEIRA (12), DISSE QUE Há ENTENDIMENTO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO DE REGULAMENTAR A PROPOSTA EM 2009

Membros da Faculdade Católica pedem regulamentação do Promat

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE GABINETE



Membros da diretoria da Faculdade Católica Rainha da Paz (Fcarp), de Araputanga, aproveitaram a visita do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), para pedir celeridade na regulamentação da Lei 8.699 de agosto de 2007, que institui o Programa Universitário de Mato Grosso (Promat). A lei, de autoria dos deputados José Riva, João Malheiros e Chico Galindo, contempla alunos com bolsas de estudos do ensino superior. Riva, que esteve no município na última sexta-feira (12), disse que há entendimento por parte do Governo do Estado de regulamentar a proposta em 2009.

Para o deputado também é necessário que as faculdades se preparem para oferecer o novo programa. “A demanda é muito grande e é importante que as faculdades estejam prontas para ofertar o benefício. Por isso, vamos reafirmar o pedido ao governador Blairo Maggi, para que os estudantes possam ser beneficiados já no próximo ano”. Riva alertou que o município que priorizar investimentos em educação, vai crescer mais. Ele também defende mudanças na Constituição para que estados e municípios tenham liberdade para investir no setor.

“Queremos que a lei seja regulamentada antes do término do semestre para apoiar os nossos acadêmicos”, pediu a diretora geral da Fcarp, Marilza Larranhagas da Cruz. Ela explicou que a faculdade atualmente oferece 120 bolsas de estudos no valor de 90 reais para estudantes carentes de Araputanga. No entanto, é muito pouco porque a instituição atende estudantes dos 14 municípios que compõem o Vale do Jauru e que não têm acesso a esse incentivo.

No total, são 723 alunos distribuídos nos seis cursos oferecidos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Letras, Educação Física e Sistema de Informação. Também está em andamento o segundo módulo do curso de especialização em Gestão Empresarial e no próximo mês começam os de Gestão em Cooperativa e de Metodologia do Ensino Superior.

Para a diretora, a garantia do deputado Riva pela regulamentação da lei demonstra o interesse do parlamentar em melhorar a educação em Mato Grosso. Assim como a Fcarp que ficou em sexto lugar no Estado na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC). “Esse honroso sexto lugar reflete o tanto de empenho que toda direção, professores, funcionários e alunos têm dedicado à vida acadêmica, não deixando de acreditar que a FCARP faz, sim, diferença na vida de seus alunos e de toda comunidade do Vale do Jauru”, afirmou.

O deputado também assegurou empenho e a abertura da Assembléia Legislativa, para intermediar junto ao Executivo, discussões que culminem na implantação de cursos profissionalizantes na região, conforme pediu a secretária de Educação de Araputanga, professora Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes. “Ficamos satisfeitos com a presença do deputado Riva aqui. Pois, acreditamos em seu trabalho e juntos vamos melhorar ainda mais a educação em nosso município”.

FCARP - A faculdade é mantida pela Fundação Arco-Íris, organização sem fins lucrativos e de objetivos sociais, está localizada na cidade de Araputanga, região noroeste de Mato Grosso e tem como missão de gerar e estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o desenvolvimento humano, econômico e social da região.

Mais Informações:
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6568/6550


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com