Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 12 de agosto de 2008 16h33


“A MESA DIRETORA TEM UMA GRATIDãO IMENSA COM OS SERVIDORES, TANTO EU QUANTO O DEPUTADO SéRGIO RICARDO, E OS DEMAIS MEMBROS. TEMOS POR DETERMINAçãO ACERTAR TUDO QUE é DE DIREITO DO SERVIDOR, EMBASADO NAS LEIS”. O COMPROMISSO PARTIU DO PRIMEIRO SECRETáRIO DA CASA, DEPUTADO JOSé RIVA (PP), AO PARTICIPAR DE ASSEMBLéIA GERAL DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA AL (SINDAL), REALIZADA NA MANHã DE HOJE (12).

Mesa Diretora da AL fala sobre PCCS e perdas salarias dos servidores

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa fará de 2009 o ano do servidor

MARIA NASCIMENTOMÁRCIA MARTINS / SECRETARIA



“A Mesa Diretora tem uma gratidão imensa com os servidores, tanto eu quanto o deputado Sérgio Ricardo, e os demais membros. Temos por determinação acertar tudo que é de direito do servidor, embasado nas leis”. O compromisso partiu do primeiro secretário da Casa, deputado José Riva (PP), ao participar de Assembléia Geral do Sindicato dos Servidores da AL (Sindal), realizada na manhã de hoje (12).

A assembléia geral, convocada pela diretoria do Sindal – que é presidido por Leonir Pereira de Freitas - analisou dois temas considerados de relevância fundamental aos funcionários da Casa: o resíduo relativo a perdas sofridas pelos inativos quando da implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), hoje em cerca de R$ 2, 5 milhões. Para este item, a Mesa Diretora propôs a inclusão nos orçamentos dos anos de 2009 e 2010 e o respectivo parcelamento em 24 vezes.

O segundo item é um adicional por tempo de serviço. São cerca de R$ 14 milhões. A demanda tramita em juízo. O entendimento dos servidores é de negociar diretamente com a Mesa. Apesar de ter certeza da vitória, uma vez que é direito adquirido, a diretoria do Sindal chegou à conclusão de que o montante poderia ser transformado em precatório, o que levaria a perdas pelos servidores na hora de negociar as cartas.

Diante do fato, servidores e Mesa Diretora vão avaliar a proposta de empréstimo junto a bancos para que a AL possa pagar em parcela única a tomada. Existe ainda a possibilidade de parcelamento direto em folha, com o número de parcelas ainda a ser estudado.

Uma nova Assembléia geral deverá ser convocada para o mês de outubro, quando as propostas finais serão votadas.

Para José Riva , “a reivindicação do sindicato tem procedência, tanto na questão da diferença do PCCS para os aposentados, como no tocante ao Adicional por Tempo de Serviço (ATS)” .

Outra preocupação apresentada pelo Sindal é em relação ao servidor comissionado. Segundo Riva, “a Mesa também tem grande preocupação em relação ao comissionado. Pretendemos realizar o realinhamento desses comissionados, que muitas das vezes recebem muito menos do que merecem. Acho perfeitamente possível atender as solicitações”.

Riva destacou que 2009 será o ano do servidor da Assembléia Legislativa. “Um a vez que a Casa já resgatou todos os débitos que tinha com os fornecedores e hoje temos uma estrutura física muito boa. Agora a prioridade é recompor as perdas salariais, que inclusive já começamos pagar. Este ano demos 10% de aumento, mais o INPC. Então eu tenho certeza, que 2009, será um ano muito positivo”, disse o primeiro secretário da AL.

Ao final da Assembléia ficou determinado que o Sindal, juntamente com a Procuradoria e a Secretaria de Recursos Humanos da AL, vão se reunir para encontrar a solução, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nosso objetivo é resgatar a dívida que a Assembléia tem com o servidor. A idéia é que os membros da Mesa resolvam as medidas, antes do recesso do mês de dezembro de 2008”, disse Leonir.

AÇÕES: O presidente do Sindal, Leonir Pereira, também elencou as ações que foram desempenhadas nestes primeiros meses de gestão: construção de escadarias para servidores, estacionamento à frente da AL para servidores, construção da guarita para seguranças e policias que fazem a vigilância do estacionamento e autorização do governo para fazer a mesma guarita no estacionamento que fica ao lado do prédio da AL e é utilizado por servidores e visitantes.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Telefone: 3901 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com