Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de novembro de 2003 12h25


Moção de Solidariedade ao Sintep não é aprovada

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A maioria governista na Assembléia Legislativa impediu, na sessão desta quinta-feira, pela manhã, a aprovação de uma Moção de Solidariedade ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep). A moção foi apresentada pela deputada estadual Verinha Araújo, do PT.

A deputada justificou o pedido sob a alegação de que a entidade “vem comandando intenso processo de mobilização dos trabalhadores da educação pública do Estado, tendo em vista, especialmente, a perda do poder aquisitivo da categoria e suas condições de trabalho”. Além disso, Verinha apontou que, até o momento, o governo do estado ainda não abriu o processo de negociação com a categoria. Os professores da rede estadual estão paralisados esta semana, como forma de forçar o governo do estado em abrir as negociações.

Os deputados que votaram contra a moção argumentaram que já está marcada uma reunião do governador com os deputados para discutir as reivindicações dos professores. A reunião acontecerá às 10h de sexta-feira, no Palácio Paiaguás. A reunião foi articulada pelo presidente da Assembléia, deputado José Riva, a pedido dos deputados Verinha Araújo e José Carlos do Pátio, do PMDB.

Outra argumentação feita é de que o Sintep não teria protocolado uma pauta de reivindicações. A pauta foi protocolada pelo sindicato na Secretaria de Educação no dia 4 de novembro. Mas, mesmo assim Verinha lembrou que a negociação é uma previsão constitucional. Deve ocorrer em outubro em função do que está previsto na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb).

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com