Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de abril de 2006 16h56


O “MOVIMENTO CARTA ABERTA”, CRIADO POR AGRICULTORES, ESTá BLOQUEANDO 32 ARMAZéNS INSTALADOS EM IPIRANGA DO NORTE. A CATEGORIA REIVINDICA A CONCLUSãO DA BR-163 ATé SANTARéM, ADOçãO DO ESTADO DE CALAMIDADE PúBLICA NOS MUNICíPIOS DO MéDIO NORTE, IMPLANTAçãO DE UMA POLíTICA AGRíCOLA DEFINIDA, EXTINçãO DA CONTRIBUIçãO DE INTERVENçãO DO DOMíNIO ECONôMICO (CIDE) SOBRE O ÓLEO DIESEL, GARANTIA DE RENDA PARA OS PRODUTORES CONFORME ASSEGURADO EM LEI...

“Movimento Carta Aberta” fecha 32 armazéns

O prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting (PPS), o senador Jonas Pinheiro, a deputada Celcita Pinheiro, o deputado Dilceu Dal´Bosco (PFL), bem como autoridades locais participaram na manhã desta segunda-feira, 17, do início da manif

JANICE RIBAS / ASSESSORIA DE GABINETE



O “Movimento Carta Aberta”, criado por agricultores, está bloqueando 32 armazéns instalados em Ipiranga do Norte. A categoria reivindica a conclusão da BR-163 até Santarém, adoção do Estado de Calamidade Pública nos municípios do Médio Norte, implantação de uma política agrícola definida, extinção da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) sobre o Óleo Diesel, garantia de renda para os produtores conforme assegurado em lei, liberação dos herbicidas genéricos, extinção do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), implantação da Aquisições do Governo Federal (AGF) e Empréstimos do Governo Federal (EGF) em Mato Grosso.

Também exige a utilização do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para quitação de dívidas dos produtores junto às empresas fornecedoras de insumos, redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado e considerar a ferrugem da soja como epidemia.

Segundo o senador Jonas Pinheiro, o Governo Federal anunciou um conjunto de medidas para apoiar a comercialização, tanto do Agronegócio como a Agricultura Familiar. “Serão reservados R$ 1,238 bilhões em recursos para garantir a comercialização agrícola por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Além de que serão disponibilizados R$ 5,7 bilhões em crédito rural de comercialização para aplicação até 30 de julho deste ano”, informou.

O deputado Dilceu Dal´Bosco, que é solidário ao Manifesto, disse que se empenhará para que as reivindicações dos produtores rurais de Ipiranga do Norte ganhem voz na Assembléia Legislativa e no Congresso.

Mais informações
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com