Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 13 de maio de 2003 11h13


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA VAI HOMENAGEAR, EM SESSãO SOLENE, NA PRóXIMA QUINTA-FEIRA (15), àS 8 HORAS, CERCA DE 107 PESSOAS LIGADAS AO MOVIMENTO NEGRO LOCAL E NACIONAL. A SESSãO, PARA COMEMORAR A “SEMANA DO 13 DE MAIO”, TERá TAMBéM A OFICIALIZAçãO DO HINO à NEGRITUDE, QUE SERá EXECUTADO PELA BANDA DA PM.

Movimento negro será homenageado na AL

Sessão Solene vai oficializar o Hino à Negritude e tratar da reparação e políticas de ação afirmativa

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



A Assembléia Legislativa vai homenagear, em Sessão Solene, na próxima quinta-feira (15), às 8 horas, cerca de 107 pessoas ligadas ao movimento negro local e nacional. A sessão, para comemorar a “Semana do 13 de Maio”, terá também a oficialização do Hino à Negritude, que será executado pela banda da Polícia Militar, com presença inclusive do autor da música e letra do hino, Eduardo de Oliveira, de São Paulo, integrante da Confederação Nacional Afro-Brasileira.

O requerimento para realização da Sessão Solene foi feito pelos deputados do PSB, Mauro Savi e Eliene Lima, e pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB). A sessão também vai tratar da reparação e políticas de ação afirmativa.

Além de Eduardo de Oliveira, a sessão contará ainda com a presença de Dorgival Vieira, um dos coordenadores do programa do Governo Federal “Diversidade na Universidade”; com uma representante da cantora Leci Brandão; e lideranças locais do movimento negro.

Segundo a professora Jacy Proença, que participou das eleições passadas como candidata ao Senado pelo PSB, é importante ressaltar que pela primeira vez na história da Assembléia Legislativa de Mato Grosso a Casa está sendo aberta, em dia de sessão, para discutir políticas de gênero e racismo. “É uma iniciativa inédita e importante, que abre espaço para discussão do tema”, frisou.

O deputado Mauro Savi, um dos autores do requerimento, salientou que o PSB sempre se preocupou muito com a situação da discriminação racial no Brasil. “E cabe a nós, parlamentares, fazer com que os encaminhamentos, ações, sejam postos em prática, principalmente cobrando das autoridades competentes que se diminua o racismo no Brasil”, defendeu.

Hoje, 13, comemorou-se o dia da Libertação dos Escravos. Há 115 anos, a princesa Izabel assinava a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Contudo, ainda hoje os negros lutam para conquistar um espaço de igualdade. De acordo com Mauro Savi, após tanto tempo, a discriminação ainda é grande.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2597/613-2553/9982-0261/9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com