Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de agosto de 2006 13h52


MATO GROSSO TERá UM CENTRO INTERNACIONAL DE EXCELêNCIA EM BIODIESEL – CIEB. A PROPOSTA é DO PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB). A INDICAçãO DO CIEB FOI ENCAMINHADA, EM MARçO, PARA O PRESIDENTE DA REPúBLICA, LUIZ INáCIO LULA DA SILVA (PT). A INICIATIVA DE SILVAL BARBOSA GANHOU RESPALDO DA MAIORIA DOS PARLAMENTARES ESTADUAIS. O CIEB FICARá SOB RESPONSABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT. A JUSTIFICATIVA DO PARLAMENTAR PARA A IMPLANTAçãO DO CENTRO é DE O ESTADO OCUPAR POSIçãO ESTRATéGICA, NA AMéRICA DO SUL...

MT terá Centro de Excelência em Biocombustível

A justificativa do parlamentar para a implantação do centro é de o Estado ocupar posição estratégica, na América do Sul

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Mato Grosso terá um Centro Internacional de Excelência em Biodiesel – CIEB. A proposta é do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB). A indicação do CIEB foi encaminhada, em março, para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A iniciativa de Silval Barbosa ganhou respaldo da maioria dos parlamentares estaduais. O CIEB ficará sob responsabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. A justificativa do parlamentar para a implantação do centro é de o Estado ocupar posição estratégica, na América do Sul.

“Podemos ser um grande produtor e distribuidor de biodiesel. Mato Grosso é a locomotiva do agronegócio no Brasil. O Estado conta com indústrias de extração de óleos e produtores de biodiesel e, é um dos pioneiros no país na produção deste biocombustivel”, observou Silval Barbosa.

O peemedebista justifica ainda que Mato Grosso, além de ser um grande produtor e exportador de oleaginosas, precisa também processá-las em seu próprio território. “A agregação de valor a esta produção vai melhorar o perfil da economia mato-grossense. Há ainda interesse, por parte do empresariado, pela instalação de usinas à produção de biodiesel”, destacou Silval Barbosa.

De acordo com Silval Barbosa, a Assembléia Legislativa é a pioneira de todo o país ao criar a Câmara Setorial Temática que discute ações à estruturação em Mato Grosso de uma política de produção de agroenergia e mercado de credito de carbono.

Silval Barbosa explicou ainda que o Brasil tem acordo firmado na área de biodiesel com o Paraguai e a Bolívia. Por isso, segundo o parlamentar, a criação do CIEB em Cuiabá atenderia também às políticas empreendidas pelo Governo Federal.

A UFMT, segundo Silval Barbosa, vem desenvolvendo pesquisa de ponta e adotando tecnologia revolucionaria e inédita, no mundo. “Entre os projetos podemos destacar o ‘Projeto Biodiesel Guariba’, em parceria com a Eletronorte, no âmbito do Programa Luz para Todos. O projeto tem potencial para ser replicado em diversas regiões do país”, observou o parlamentar.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310 e 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com