Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 27 de outubro de 2003 10h54


OS REGISTROS HISTóRICOS, POLíTICOS E ADMINISTRATIVOS DO MUNICíPIO DE DOM AQUINO VãO GANHAR UM ESPAçO PúBLICO. Lá, NO PRóXIMO DIA 5, àS 9 HORAS, SERá INAUGURADO O CENTRO CULTURAL. NO LOCAL SERãO EXPOSTOS 94 FOTOS E SETE DOCUMENTOS QUE RESGATAM A FASE DE TRANSFORMAçãO DO MUNICíPIO DE MUTUM PARA DOM AQUINO. O ACERVO ESTARá à DISPOSIçãO DA POPULAçãO NA ANTIGA SEDE DA CâMARA MUNICIPAL DO MUNICíPIO...

Município de Dom Aquino vai ganhar Centro Cultural

No espaço serão expostos 94 fotos e sete documentos que resgatam a fase de transformação do município de Mutum para Dom Aquino

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Os registros históricos, políticos e administrativos do município de Dom Aquino vão ganhar um espaço público. Lá, no próximo dia 5, às 9 horas, será inaugurado o Centro Cultural. No local serão expostos 94 fotos e sete documentos que resgatam a fase de transformação do município de Mutum para Dom Aquino.

O acervo estará à disposição da população na antiga sede da Câmara Municipal do município, localizada na rua Pedro Celestino, centro, próximo ao Clube Social Recreativo Mutuense. Durante a inauguração, serão expostos 33 obras sacras e três lendas, todas de autoria do artista plástico Mário Viegas Hermes Ferreira Mendas.

Entre as fotos estão os que registram as visitas do Marechal Lott, na época em ele estava em campanha à presidência. Já Filinto Muller visitou o município em plenas campanhas para o governador e posteriormente para o Senado da república.

Constam ainda no acervo fotografias que registram a chegada do primeiro prefeito eleito de Dom Aquino, João Furtado de Mendonça, e de seu vice. Constam também de fotos da construção das primeiras estradas e pontes da região. Existem arquivados fotos da primeira escola rural mista de Mutum e da primeira professora, Aracina Ferreira Mendes.

O Centro de Cultura tem ainda à disposição da população os documentos que registraram a emancipação política do município de Mutum. Entre esses papéis está a instalação da primeira Câmara Municipal em 1963.

Em um dos documentos está a lei estadual nº 1.196 de 22/12/1958, que cria o município de Mutum. O documento, assinado pelo governador João Ponce de Arruda e pelo secretário do Interior e Justiça, Frederico Vaz de Figueiredo.

Lá serão expostos ainda os documentos de projetos de lei de 25/06/1965, que substitui o nome do município de Mutum por Dom Aquino. A mudança foi instituída por meio de lei municipal nº 021 de 29/06/1965.

Também está catalogado um telegrama do chefe de gabinete da presidência da república do governo Ernesto Geisel, Hugo Castelo Branco. De acordo com o telegrama, Castelo Branco determina a criação de um posto avançado de Crédito Rural do Banco do Brasil, em Dom Aquino.

Os documentos e fotos foram doados a Irene Aparecida da Silva a partir de 1976. Porém, com a finalidade de manter viva a história de Dom Aquino, ela está transferindo todo o acervo para o Centro Cultural.

Mais Informações:
Irene Aparecida da Silva
Fone: 9956-8775


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com