Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de maio de 2005 15h01


PROVAVELMENTE ANTES DE SETEMBRO DESTE ANO DEVERá ESTAR CONCLUíDO O PROCESSO DE TOMBAMENTO, PARA O PATRIMôNIO PúBLICO ESTADUAL, DE 11 MURAIS DO SACERDOTE E PINTOR MAXIMINO CEREZO BARREDO, FEITOS EM SETE MUNICíPIOS DA PRELAZIA DE SãO FéLIX...

Murais de pintor espanhol devem ser tombados

Deputada Verinha Araújo foi quem levou a reivindicação às autoridades estaduais

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Provavelmente antes de setembro deste ano deverá estar concluído o processo de tombamento, para o Patrimônio Público Estadual, de 11 murais do sacerdote e pintor Maximino Cerezo Barredo, feitos em sete municípios da Prelazia de São Félix do Araguaia. A notícia foi dada no domingo à tarde pelo secretário estadual de Cultura, João Carlos Ferreira, ao então bispo da Prelazia, Dom Pedro Casaldáliga (o novo bispo, Dom Leonardo foi empossado na noite de domingo), que reivindica a proteção das obras.

A deputada estadual Vera Araújo, do PT, que também esteve presente no domingo em São Félix, foi quem levou a reivindicação sobre o tombamento às autoridades estaduais. Ela ouviu este pedido do próprio Dom Pedro Casaldáliga quando de sua visita anterior à região do Araguaia, em março. Antes da viagem a São Félix, ela já havia mantido contatos nesse sentido com o secretário João Carlos em com o governador Blairo Maggi.

O secretário João Carlos disse a Casaldáliga que o processo será rápido. Falta apenas reunir informações técnicas sobre os painéis. São dados tais como o tamanho da obra, tipo de técnica e material utilizado e época em que foi feita. Vera já entregou ao secretário um acervo fotográfico sobre os painéis, feito pela equipe da Prelazia.

As obras foram pintadas entre 1977 e 2001. Existem painéis do pintor em São Félix, Luciara, Santa Terezinha, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, São José do Xingu e Querência. Cerezo Barredo é sacerdote missionário claretiano, nascido na cidade espanhola de Villaviciosama região de Astúrias, em 1932. Seus painéis mesclam motivos religiosos e crítica social. Ele tem obras feitas em diversos países da América Latina.

A reunião do secretário e da deputada ocorreu na casa de Dom Pedro Casaldáliga. Também esteve presente o novo bispo local, Dom Leonardo.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da deputada estadual Vera Araújo - PT-MT
Fone: 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com