Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de fevereiro de 2006 09h00


NO RETORNO DOS TRABALHOS EM PLENáRIO, QUARTA-FEIRA (15), O DEPUTADO ESTADUAL NATANIEL DE JESUS (PMDB) APRESENTARá PROPOSTA DE NOVA POLíTICA DE DEFESA DO MENOR. PROJETO DE SUA AUTORIA PREVê O FECHAMENTO TEMPORáRIO OU TOTAL DE ESTABELECIMENTOS E INSTITUIçõES QUE FACILITEM OU PROMOVAM A EXPLORAçãO SEXUAL DE CRIANçAS...

Nataniel propõe fechamento de estabelecimentos

Estabelecimentos flagrados em práticas de exploração sexual comercial, serão liminarmente lacrados e proibidos de funcionar

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



No retorno dos trabalhos em Plenário, quarta-feira (15), o deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB) apresentará proposta de nova política de defesa do menor. Projeto de sua autoria prevê o fechamento temporário ou total de estabelecimentos e instituições que facilitem ou promovam a exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com a legislação proposta por Nataniel, os estabelecimentos flagrados em práticas de exploração sexual comercial, serão liminarmente lacrados e proibidos de funcionar. Para os casos de denúncias sem flagrante, o mesmo projeto prevê a suspensão temporária do estabelecimento até que se conclua processo judicial.

A matéria também prevê a perda dos direitos - pelos proprietários destes estabelecimentos - de manterem outros estabelecimentos em funcionamento, quando comprovada com a sentença transitada e julgada.

O parlamentar também citou dados da Matriz Intersetorial de enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, trabalho coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR) que revelou uma realidade preocupante. O crime de abuso e exploração sexual vem crescendo, ganhando novas rotas e chegando a cidades interioranas, antes em grande escala apenas em cidades litorâneas, no chamado “turismo sexual”, a prática se espalha para cidades pequenas e pobres em diversas regiões do país.

Segundo a pesquisa, 932 municípios brasileiros já convivem com essa realidade, mas a própria secretaria admite que esse universo pode ser bem maior já que a Matriz revela apenas dados oficias de denúncias notificadas nos órgãos oficiais e sabe-se que a grande maioria dos casos não chega ao conhecimento das autoridades.

Mais informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com