Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 17 de abril de 2006 17h42


Nataniel propõe Núcleo de Atendimento

O gerenciamento do núcleo será realizado por um gestor nomeado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC)

JOELMA PONTES / Assessoria de Gabinete



De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no senso 2000, Mato Grosso possui cerca de 800 mil portadores de algum tipo de deficiência. E foi pensando na dificuldade de se promover e nas poucas oportunidades oferecidas a esta classe que o deputado Nataniel de Jesus (PMDB), propôs a criação do Núcleo Integrado de Atenção as Pessoas Portadoras de Deficiência.

A principal atividade do Núcleo será de prevenir, diagnosticar, monitorar, mapear as diversas patologias do portador, como também inseri-los no mercado de trabalho, habilitando-os profissionalmente.

“É fundamental equipararmos as oportunidades para que todas as pessoas, incluindo portadores de deficiência, possam ter acesso a todos os serviços, bens e ambientes”, disse Nataniel de Jesus.

O parlamentar argumenta que o mesmo programa funciona a mais de três anos em Brasília, foi assinado pelo ministro Nilário Miranda, pela Portaria que cria a valorização profissional da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD), no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A proposta contém medidas para facilitar a inserção do portador ao mercado de trabalho.

O projeto de Nataniel prevê ainda, que o Núcleo desenvolva atividades que facilitem a vida profissional dessas pessoas de maneira a oferecer um banco de informações sobre o perfil destes portadores que estejam a procura de emprego e dados sobre as vagas disponíveis em órgãos públicos e empresas privadas. O cadastro deverá ser gratuito e efetuado pela própria pessoa interessada ou pela empresa que disponibilizar as vagas.

“Cabe, portanto, à sociedade eliminar todas as barreiras físicas, para que as pessoas com necessidades especiais possam ter acesso aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e principalmente o profissional”, explicou Nataniel.

Mais informações
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com