Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de agosto de 2005 17h32


O DEPUTADO ESTADUAL NATANIEL DE JESUS (PMDB) CHAMOU ATENçãO DOS COLEGAS PARLAMENTARES PARA A ESCOLHA DO NOME QUE SERá DADO A SEDE DO PODER LEGISLATIVO. NATANIEL DEFENDE QUE SEJA UTILIZADA A NOMENCLATURA DE PALáCIO DO PANTANAL...

Nataniel propõe Palácio Pantanal para AL-MT

Antes disso, porém o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa decidirá por um dos nomes propostos em votação no plenário, cujas indicações têm sido feitas para “Palácio Xaraés&#82

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB) chamou atenção dos colegas parlamentares para a escolha do nome que será dado a sede do Poder Legislativo. Nataniel defende que seja utilizada a nomenclatura de Palácio do Pantanal para denominar a nova sede da Assembléia. O prédio será inaugurado no próximo dia 17, às 9 horas.

Antes disso, porém o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa decidirá por um dos nomes propostos em votação no plenário, cujas indicações têm sido feitas para Palácio Xaraés, Parlamento das Águas, Palácio Oscar Soares e o atual Filinto Müller.

“Em Brasília, o Palácio do Planalto homenageia a geografia da região que produziu políticos brilhantes, personalidades fortes e marcou a história nacional. Palácio Pantanal abrange tudo que envolve a região mato-grossense”, justificou Nataniel. Ele é contra nome de políticos para a sede do Poder.

Mesmo sem muitos adeptos a opinião, Nataniel entende que Palácio do Pantanal seria um nome de grande repercussão na esfera política atual, além de destacar o maior ecossistema do planeta e colaborar para o destaque da ecologia. “Tudo que envolve Mato Grosso envolve o Pantanal. É uma maneira de homenagear o Estado como um todo”, explicou.

O primeiro secretário da Casa, José Riva (PP) colocou para apreciação parlamentar a sugestão de Palácio Xaraés, em homenagem a primeira tribo indígena a habitar terras mato-grossenses. Além de destacar a cultura dos povos indígenas, o nome padronizaria a tendência do Centro Político Administrativo (CPA), que abriga o Palácio Paiaguás, sede do Poder Executivo.

O primeiro prédio da Assembléia, datado de 1835 ficou conhecido como Casarão. Já na Avenida Getúlio Vargas a segunda sede do Poder Legislativo recebeu o nome de Palácio da Justiça. Bem mais adiante, já no terceiro prédio o parlamento recebeu o nome de Palácio Filinto Muller, quando mais uma vez trocou de sede. Foi esta a sede que abrigou os Deputados Estaduais Constituintes nos trabalhos de elaboracão e de promulgação de nossa atual Constituição Estadual, em vigor desde 05 de outubro de 1989.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com