Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de julho de 2003 17h27


Nataniel visita secretarias para atender interior

Município de Glória D´Oeste necessita de estrutura para agricultura familiar

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado Nataniel de Jesus (PMDB) esteve hoje nas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Justiça e Segurança Pública para intermediar reivindicações do município de Glória D’Oeste. A cidade, que fica a 300 quilômetros de Cuiabá, tem 4,3 mil habitantes e está precisando de atenção dessas duas áreas do governo para garantir a segurança da população e evitar o êxodo por falta de oportunidade no campo.

A participação do parlamentar no processo, funcionando como uma ponte, como ele mesmo definiu, possibilitou audiências com os secretários adjuntos de cada uma das duas secretarias e a receptividade foi boa. O vereador Ronaldo Mateus (PMDB), de Glória D’Oeste, ficou contente com o resultado das conversas.

Na Seder foi reivindicado um trator com implementos para atender a agricultura familiar; incentivo ao pequeno produtor; kits para inseminação em vaca leiteira; e inclusão do município no programa de reforma agrária.

Segundo destacou o vereador Mateus, os pontos mais importantes eram o trator e a organização de um assentamento na cidade, a única da região oeste (Vale do Jauru) que ainda não foi contemplada com os programas de reforma agrária. “Muita gente já deixou a cidade por conta disso e queremos evitar que a população seja ainda mais reduzida”, lamentou.

O vereador salientou também que o único trator existente atualmente na prefeitura para atender aos produtores rurais, baixando o custo do trabalho da terra, não é suficiente para cobrir a demanda. Conforme o secretário Adjunto de Agricultura Familiar da Seder, Jilson Francisco Silva, o problema de máquinas é grave em todo o Estado, devido aos resultados negativos.

Algumas prefeituras não utilizam o equipamento adequadamente, deixando que o maquinário se acabe pela má conservação. Além disso, o Orçamento Geral do Estado para este não tem prevê recursos para aquisição de tratores. “O governo está estudando uma forma de reclamar as máquinas que estão paradas e destina-las a outras Prefeituras que realmente precisam delas”, informou.

No caso do assentamento, de acordo com Silva, é intenção do governo Blairo Maggi (PPS) priorizar os municípios que ainda não participam do programa de reforma agrária assim que forem liberados recursos do crédito fundiário, que está sendo fechado em Brasília. “Posso prometer o meu empenho, independentemente de bandeira partidária”, garantiu o secretário adjunto ao deputado Nataniel.

Segurança Pública

Na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública a recepção por parte do secretário Adjunto de Justiça, César Roberto Zílio, também agradou aos parlamentares. Apesar de deixar claro que as reivindicações de Glória D’Oeste são semelhantes às de várias outras cidades do interior de Mato Grosso, Zílio ressaltou que o governo está em busca de recursos para atender a todos.

“As necessidades do Estado são inúmeras e Mato Grosso normalmente não é lembrado e nem contemplado pelo Orçamento da União, mas o governador tem se sensibilizado e até se desesperado por criar soluções. Em junho mesmo encaminhamos para Brasília vários projetos, na ordem de R$ 90 milhões, para aquisição de viaturas e equipamentos para a Polícia”, lembrou.

As necessidades de Glória na área da segurança são a designação de um delegado da Polícia Civil efetivo; viaturas para as Polícias Civil e Militar; novos armamentos; construção de uma delegacia; e um posto policial para o Distrito de Monte Castelo D’Oeste.

Nataniel de Jesus ponderou ao secretário adjunto que se a polícia tiver equipamentos adequados para trabalhar, as ações criminosas já serão intimidadas. “Mas quando se está preparado, os bandidos sabem que podem fazer o que quiserem e escapar facilmente”, frisou. O parlamentar destacou estar ciente das dificuldades do governo, mas se colocou à disposição para trabalhar junto em busca de soluções.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com