Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 16h01


O DEPUTADO SéRGIO RICARDO (PPS) VAI LEVAR O PROJETO NATUREZA VIVA PARA BARRA DO GARçAS NO PRóXIMO DIA 18 DE FEVEREIRO. ELE ESTá CONVIDANDO TODA A SOCIEDADE PARA PARTICIPAR DO EVENTO ONDE SERãO LANçADOS NO RIO ARAGUAIA 200 MIL FILHOTES DE PEIXE, A PARTIR DAS 9 HORAS, NA PRAIA DO BAé...

Natureza Viva vai a Barra do Garças

Durante evento o deputado Sérgio Ricardo vai lançar 200 mil filhotes no rio Araguaia

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Sérgio Ricardo (PPS) vai levar o projeto Natureza Viva para Barra do Garças no próximo dia 18 de fevereiro. Ele está convidando toda a sociedade para participar do evento onde serão lançados no rio Araguaia 200 mil filhotes de peixe, a partir das 9 horas, na praia do Baé. Idealizado pelo parlamentar, o projeto tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da conservação dos recursos hídricos e ainda pretende repovoar os rios de Mato Grosso.

Com população de cerca de 53 mil habitantes, Barra do Garças é conhecida como Portal da Amazônia, onde se inicia o paralelo 16. Hoje a cidade vem se destacando pelo seu potencial turístico, resultado da beleza de suas serras com dezenas de cachoeiras, praias, rios e águas termais. Por essa grande importância do município para Estado é que o deputado decidiu levar o projeto Natureza Viva para a região.

Só no ano de 2005, o projeto visitou oito cidades e lançou 500 mil filhotes de peixes nos rios de Mato Grosso. Para 2006, segundo Sérgio Ricardo, a meta é repovoar os rios do Estado com 2 milhões de peixes. Os filhotes lançados pelo projeto Natureza Viva são da espécie pacu, criados em tanque. Eles são soltos medindo de 15 a 20 centímetros, um tamanho que garante alto índice de sobrevivência.

"Temos a preocupação de assegurar que o repovoamento dos rios realmente esteja ocorrendo. Estes peixes vão chegar à fase adulta, garantindo assim alimento às futuras gerações, principalmente de ribeirinhos", explica o parlamentar. Sergio Ricardo lembra que outros Estados também estão desenvolvendo programas semelhantes.

Ele ressalta que tem sido comum o problema de escassez de peixes nos rios brasileiros. O Paraná, por exemplo, como cita o deputado, está investindo R$ 18 milhões em um projeto que já lançou 20 milhões de peixes daquele Estado. Este ano o número deve aumentar para 50 milhões.

Mais informações
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/3901-6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com