Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de maio de 2002 00h00


NICO DEBATE O PROJETO DO PASSE-LIVRE NO AGLOMERADO URBANO

Nico debate o projeto do passe-livre no aglomerado urbano

A proposta poderá beneficiar os alunos dos municípios

ROSANA CARRILHO / ALMT



Na semana passada, o deputado Nico Baracat (PSB), participou de um debate promovido pela Tv Assembléia, com lideranças do movimento estudantil, sobre o projeto de lei de sua autoria e do deputado José Riva que institui o passe-livre para os estudantes no sistema intermunicipal de transporte coletivo no aglomerado urbano de Cuiabá e Várzea Grande.

Representantes da Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas (ACES), do DCE da UFMT, Univag e da União dos Estudantes Secundaristas de Várzea Grande (UMES), conversaram com o deputado sobre o projeto e apresentaram propostas.

Baracat fez questão de frisar que o projeto não está acabado e que será importante aperfeiçoá-lo com sugestões vindas dos setores envolvidos. “Vamos marcar duas audiências públicas, para os próximos dias, em Cuiabá e Várzea Grande, convidando representantes do empresariado, prefeituras, governo, estudantes e deputados, para elaborarmos um projeto final, responsável e que atenda aos interesses das diversas partes”.

O parlamentar argumentou que com a instituição do passe-livre em Cuiabá e, por conseqüência, o fim do meio-passe, os alunos de Várzea Grande que estudam na capital foram os grandes prejudicados.“Um pai com dois filhos estudando nestas condições terá, agora, que desembolsar perto de R$ 160,00 por mês e ao longo de um curso de quatro anos, cerca de R$ 6.400,00, ou seja, quase o valor de um carro popular”, afirmou.

O coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT, Aislan Cunha, aprovou a redação do projeto por não conter restrições como o que foi aprovado em Cuiabá. “O passe-livre sancionado na capital foi um golpe. Debatemos um ano e meio um projeto e na sua aprovação limitaram o seu uso determinando até que o passe só é válido para o aluno que mora a distância de dois mil metros da escola”, argumentou.

Aislan Cunha defendeu o projeto, mas assinalou que ele tem que ser mais abrangente, permitindo também seu uso para outras atividades curriculares como a pesquisa e esportes que estão fora do horário das aulas.

O presidente da Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas (Aces), João Ricardo, elogiou a iniciativa do deputado Nico Baracat e pediu pressa na aprovação do projeto. Ele afirmou que os estudantes secundaristas de Cuiabá serão informados das audiências públicas e apresentarão sugestões. “O passe-livre tem amplo alcance social sendo importantíssimo para garantir o acesso do estudante às escolas”, ressaltou.

Secretaria de Imprensa
com assessoria de gabinete do deputado Nico Baracat
Jaime Neto/Rosana Carrilho


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com