Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de outubro de 2005 15h22


OS ARTISTAS REGIONAIS PASSAM A CONTAR COM UM NOVO ESPAçO PARA APRESENTAR SEUS TRABALHOS. A NOVA SEDE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA OFERECE ESPAçO E COMODIDADE PARA A REALIZAçãO DE EVENTOS QUE VALORIZAM A CULTURA MATO-GROSSENSE. A GARANTIA FOI DADA PELA COORDENADORA DA SALA DA MULHER, ROSELI BARBOSA, QUE IDEALIZOU A 1ª NOITE CULTURAL DO PODER LEGISLATIVO EM PARCERIA COM O INSTITUTO MEMóRIA. O EVENTO PROPORCIONOU AOS VISITANTES UMA INTEGRAçãO COM O QUE Há DE MELHOR DO BALLET CLáSSICO, OFICINA DE CANTO DO CORAL E POESIAS DE RENOMADOS AUTORES ..

Noite Cultural reúne artistas na AL

Sala da Mulher e Instituto Memória reúnem diversidade artística em noite cultural

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



De agora em diante os artistas regionais passam a contar com um novo espaço para apresentar os seus trabalhos. A nova sede da Assembléia Legislativa – ampla e moderna, oferece conforto e comodidade para a realização de eventos que valorizam a cultura mato-grossense. A afirmação foi dada pela coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa que idealizou a 1ª Noite Cultural do Poder Legislativo em parceria com o Instituto Memória da Casa.

O evento, que foi realizado ontem (17), proporcionou aos visitantes uma integração com o que há de melhor do Ballet Clássico, Oficina de Canto do Coral do Núcleo da Secretária de Estado de Cultura e poesias de renomados autores como Olavo Bilac e Dom Aquino Correa.

A noite também foi abrilhantada pela exposição de cerca de 70 telas – expostas até o dia 21, da artista plástica e funcionária aposentada do Legislativo, Eliete Maia Teixeira; com a performance de Luiz Carlos Ribeiro, com o texto ´Evangelho segundo Guilherme Dick´ e a apresentação musical de Choros & Serestas e maestro China.

“Com este espaço queremos oportunizar a apresentação de trabalhos dos artistas da nossa terra. Pois, além de valoriza-los incentivamos a população a prestigiar programas culturais como este”, disse Roseli. Ela também destacou como fundamental o trabalho do Instituto Memória para a realização do evento.

Da mesma forma, a secretária do Instituto Memória, Ísis Catarina Brandão disse que a Assembléia Legislativa quer oferecer o novo espaço para todas as ações culturais. “É importante que a população conheça o tamanho do valor cultural de Mato Grosso”.

Ela lembra que o Espaço Cidadania e o Saguão principal da Casa já estão sendo muito bem utilizados. Na quinzena passada houve o lançamento do livro ´Esperando o Trem: sonhos e Esperanças de Cuiabá´, do economista e escritor Fernando Tadeu de Miranda Borges.

Ao agradecer o apoio recebido, Eliete confirmou a doação de nove telas à Sala da Mulher, que deverão ser leiloadas em benefício de algumas entidades filantrópicas. “Aqui será o centro de referência da arte mato-grossense”, definiu Eliete. “Fico feliz por prestigiarmos os artistas da terra e também a servidora aposentada da Casa, que mostra todo o seu talento nas telas”, disse o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, deputado Humberto Bosaipo (PFL).

TV Assembléia ganha destaque

Além da nova estrutura da Assembléia Legislativa que, desde a sua inauguração vem sendo palco de diversos eventos, como reuniões, audiências públicas, videoconferências e assuntos relacionados a cultura, a TV Assembléia, canal 36, que transmite os eventos diariamente, foi destacada pelos artistas que participaram da 1ª Noite Cultural do Poder Legislativo.

Para o escritor, poeta, ator e integrante da Oficina Coral, jornalista de multimídia Lorenzo Falcão, a noite cultural da Assembléia significa a valorização do artista, que ainda tem a oportunidade de apresentar o seu trabalho ao vivo pela TV Assembléia. “É um fato raro em Mato Grosso. Pois, não há notícias de que um evento cultural tenha sido transmitido ao vivo anteriormente”, ressaltou.

Da mesma forma, a secretária de Estado de Turismo, Yeda Marli disse que o meio cultural de Mato Grosso vive um momento especial por alavancar a economia do Estado. Ela citou o fluxo de passageiros no Aeroporto Marechal Rondon, que tem uma perspectiva de receber até o final do ano 800 mil visitantes. Contudo, de janeiro a julho, segundo ela, foram contabilizados 503,9 mil visitantes. “Isso nos dá a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho de divulgação de Mato Grosso”, afirmou, ao parabenizar a realização do evento, bem como a transmissão ao vivo.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6512/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com