Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 21 de outubro de 2005 10h30


NUMA áREA DE APROXIMADAMENTE 250 HA, QUE ABRANGE AS CACHOEIRAS UIRAPURU E DA ONçA, PRINCIPAIS DESTAQUES TURíSTICOS DE NOVA LACERDA, CIDADE A 549 KM DE CUIABá, SERá INSTALADO ATé O PRóXIMO ANO O PARQUE UIRAPURU. A INDICAçãO é DO DEPUTADO ESTADUAL CARLOS BRITO (PDT), QUE INFORMOU SOBRE O INíCIO DOS TRABALHOS DE ...

Nova Lacerda ganha parque estadual

Ação do deputado Carlos Brito (PDT) garante fomento ao turismo de Mato Grosso com implantação do Parque Uirapuru

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DE GABINETE



Numa área de aproximadamente 250 ha, que abrange as cachoeiras Uirapuru e da Onça, principais destaques turísticos de Nova Lacerda, cidade a 549 km de Cuiabá, será instalado até o próximo ano o Parque Uirapuru. O trabalho de levantamento técnico que tende a ser integrado entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e de Meio Ambiente (Sema) já foi deflagrado.

Em reunião na terça-feira (18) com o deputado Carlos Brito (PDT), autor da indicação que trata da criação do Parque, a secretária de Turismo Yêda Marli de Oliveira Assis garantiu apoio à implantação do projeto e se comprometeu a trabalhar por ações integradas de sua pasta com a de Meio-Ambiente (SEMA). Segundo Yêda, vários municípios com áreas degradadas passaram por um processo de recuperação e preservação se tornando hoje atrativos históricos, ambientais, culturais e sociais do Estado, a exemplo de Cáceres e Jaciara.

Da Sema será designada equipe técnica para estudo da parte hídrica, da vegetação, da fauna e flora do Parque que receberá também da Secretaria de Turismo a infra-estrutura básica para que se possa promover ao mesmo tempo o turismo e a consciência ecológica em Nova Lacerda.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso revelam que Mato Grosso conta atualmente com 63 unidades de preservação totalizando uma área de 2,5 milhões de ha. Localizado na Serra do Parecis, a 28 quilômetros da cidade, o espaço onde será instalado o Parque Uirapuru é hoje visitado por turistas de várias regiões.

Segundo o prefeito do município Sebastião José de Medeiros (PPS), defensor da implantação da unidade, a localidade recebe visitas de turistas e pesquisadores de seis municípios vizinhos, além dos advindos do Estado de Rondônia.

Hoje, cada visitante contribui com R$ 10,00 para conhecer a área e tomar banho de cachoeira. Com o Parque, todo o recurso arrecadado pela utilização do espaço será revertido em forma de benfeitorias, entre elas a construção de áreas próprias para circulação de pedestres e automóveis, jardins, salas de recepção, sala de informações turísticas, sanitários, lanchonete e hotel.

Para o deputado Carlos Brito, além de incrementar a oferta turística, o projeto servirá como instrumento de crescimento da região Oeste. “O Parque Estadual Uirapuru pressupõe uma nova estratégia de desenvolvimento, centrada no respeito à diversidade interna, à articulação das dimensões econômica, social e ambiental, promovendo ainda mais o turismo de Mato Grosso”.

Mais informações:
Assessoria de Gabinte do dep. Carlos Brito>br> 3901-6600/9201-7221


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com