Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de junho de 2002 00h00


NOVAS OBRAS REFORçAM O NORTE DO ARAGUAIA

Novas obras reforçam o Norte do Araguaia

Energia elétrica, estrada, e rede de água foram inauguradas por Bosaipo e outras lideranças

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PL), participou de diversas inaugurações na região do norte do Araguaia. Em Serra Nova Dourada, do qual foi responsável pela criação, ele inaugurou o aeroporto da cidade. A obra é considerada de grande valor para o município que, em apenas um ano e meio de emancipação político-administrativa, já é tido por lideranças e produtores locais como um dos mais promissores do estado.

Em Alto da Boa Vista, Bosaipo e o deputado federal Wellinton Fagundes inauguraram um reservatório de água com capacidade para 300 mil litros. Com essa ampliação do sistema de abastecimento, o município teve seu problema solucionado. “Água é vida e saúde. Sem esses elementos básicos, nossas famílias não terão condições de sobrevivência. É gratificante vermos o resultado desse trabalho”, disse Fagundes.

Para Bosaipo, a inauguração do reservatório vai resolver definitivamente os problemas da comunidade de Alto da Boa Vista. “O deputado Wellinton Fagundes está conseguindo 250 mil reais para que a rede de água também seja feita. A população está muito satisfeita porque a região era uma das obras mais esperadas no município”, disse o presidente.

“Estamos trabalhando para incluir uma emenda ao Orçamento-2002, do estado, que nos contemple com a rede de distribuição de água. Se Deus quiser, com isso, iremos solucionar o problema mais crucial da cidade”, salientou o prefeito de Alto Boa Vista, Mário César.

Bosaipo e Fagundes também inauguraram a obra da estrada Suiá Missu, que liga Alto da Boa Vista ao Posto da Mata, com 52 quilômetros de extensão e beneficiará os produtores da região no escoamento das safras locais. “Desde que moro aqui e até há bem pouco tempo jamais passou um carro por aqui. Hoje, temos a felicidade de ver uma estrada, carros, ponte e outros benefícios”, ressaltou o prefeito.

“Conseguimos fazer uma parceria entre o governo e a prefeitura. Com o apoio de Fagundes e nossa força aqui conseguimos fazer 52 quilômetros de linha mestra da estrada e estamos fazendo as linhas transversais. Mas, o principal, estamos resolvendo outro problema crucial dos produtores daqui que não tinham como escoar suas produções, mandar seus filhos para a escola e resolver questões de saúde com muito mais rapidez” disse Bosaipo.

Juntos, ele, o deputado José Riva e o governador Rogério Salles confirmaram a construção de uma rede de energia com extensão de 25 quilômetros, partindo do Posto da Mata até as proximidades da Fazenda Rio Preto. Antiga reivindicação dos agricultores da região, essa rede vai possibilitar a diversificação da economia do norte do Araguaia e facilitar a consolidação da agricultura dos município localizados ao longo da BR-158. Segundo o proprietário da Rio Preto, Romão Flor, a agricultura do norte do Araguaia é viável principalmente porque possibilita a lavoura de um, dois e três andares. “Tendo energia e estrada para cá, é viável, sim!”.

“Com toda essa força e esse apoio do governo e do deputado Humberto Bosaipo, nossa região tem muito a crescer e promete. Ela está em franco desenvolvimento. Estamos acreditando e investindo”, comemorou o empresário Luis Olavo.

“Esta é uma das regiões mais promissoras. O norte e o médio norte, ao longo da BR-163, já é uma realidade e estão integrados à economia do estado. A próxima região que deve ser integrada e, com certeza, vai responder favoravelmente a todos os investimentos é esta aqui (o norte do Araguaia). Com a energia elétrica que já chegou e as estradas que estamos melhorando, esse processo vai acontecer de forma cada vez mais acelerada”, frisou Salles.

Riva disse não ter dúvidas de que o Araguaia é a região “mais promissora” do estado e que tem um “imenso potencial” a ser explorado. “Com a melhoria das rodovias MT-158, MT-100 e MT-242, e com a implantação da hidrovia, aqui será a nova fronteira de produção de Mato Grosso”. “Quando o governador (Salles) libera recursos para nossa região, ele está resgatando uma dívida deixada pelos governos anteriores que destinaram muito pouco para ela. Hoje, temos a graça de possuir bons prefeitos e vereadores na região. Ela está crescendo e se tornando uma nova fronteira agrícola e o estado precisa acompanhar esse desenvolvimento”, concluiu Bosaipo.

Secretaria de Imprensa
Fernando Leal
Em:12/06/2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com