Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de maio de 2005 11h51


Novo bispo assume no lugar de Casaldáliga

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Numa concorrida e emocionante solenidade, que reuniu 10 bispos e um arcebispo, de dois estados, tomou posse, na noite de domingo (01/05), o novo bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, na região Nordeste de Mato Grosso (1.159 km de Cuiabá). O bispo Leornardo Ulriche Steiner assumiu no lugar de Dom Pedro Casaldáliga. A solenidade, ecumêmica, contou a presença de representantes de diversas pastorais do país e de comunidades indígenas.

O novo bispo, Dom Leonardo era frade franciscano e professor em Curitiba (PR). Estudou em Roma e lá conheceu o novo papa, Bento XVI. Casaldáliga, aos 77 anos, é um dos mais renomados bispos do país. É um dos criadores da Teologia da Libertação e fundador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Destacou-se na defesa de trabalhadores sem-terra e de comunidades indígenas. Ele estava à frente da Prelazia de São Feliz há 33 anos.

A sagração no novo bispo contou com a presença de apenas três autoridades de Cuiabá. Lá estiveram o arcebispo Dom Milton, que deu a posse ao novo bispo, a deputada estadual Vera Araújo, do PT e o secretário estadual de Cultura, João Carlos Ferreira. A Prelazia de São Félix, até pouco tempo, era ligada aos estados de Goiás e Tocantins. Agora faz parte da Regional Oeste II da CNBB, , tendo como sede Cuiabá. Também prestigiaram a posse prefeitos e vereadores da região.

A solenidade deveria ter começado às margens do rio Araguaia, local onde Casaldáliga foi sagrado bispo, ao lado da primeira capela construída na região. Uma forte chuva que caiu no final da tarde e se prolongou durante a noite e a madrugada, porém, transferiu todo o cerimonial para o Centro Comunitário, localizado próximo à capela. Mesmo com a chuva, centenas de pessoas lotaram o local.

Uma atitude de Dom Leonardo, anunciada durante a missa realizada no local, afastou as hipóteses aventadas de dificuldades na convivência de ambos. Ele anunciou que deverá morar na mesma casa em que Casaldáliga vive, conhecida por sua simplicidade. Dom Leonardo mostrou que já estava refeito do susto e da surpresa de ter sido nomeado bispo e de uma terra que, para ele, era tão distante.

Ao entregar o anel do bispado para Dom Leonardo, Casaldáliga observou que seu dedo era menor do que o do novo bispo. “Assim como seu dedo é maior, sua dedicação à função será maior”, apostou, bem humorado. Em resposta, Dom Leonardo lembrou que Casaldáliga foi, para muitos, “uma pedra no caminho”. Mas que, para ele, era muito mais do que isso. “Você, Pedro, é uma pedra de construção, um Pedro poeta, um Pedro profeta”, disse.

Dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás Velho (GO) e presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra afirmou, sobre Casaldáliga, que este não deveria agora bancar o “caramujo”, com a desculpa de estar doente (ele está com sintomas do mal de Parkinson). “Você é da poesia, dos índios, dos posseiros, é de todos”, destacou Balduíno. Também estiveram presentes os bispos de Sinop, Barra do Garças, Guiratinga, Diamantino, Cáceres e Rondópolis (MT) e de Cristalândia, de Goiás.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com