Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de outubro de 2003 14h45


REPRESENTANTES DA ASSOCIAçãO DOS OFICIAIS DA SAúDE DA POLíCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO ESTIVERAM NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA HOJE (29) DE MANHã PARA PEDIR AJUDA AOS DEPUTADOS CONTRA A EXTINçãO DO QUADRO DA SAúDE DA PM. A EXTINçãO ESTá PREVISTA NO NOVO ESTATUTO DA PM QUE ESTá SENDO FORMULADO NA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO (PGE) E DEVE SER ENVIADO PARA APRECIAçãO DA ASSEMBLéIA...

Oficiais pedem ajuda contra extinção da saúde

Extinção está prevista no novo Estatuto da PM que deve ser enviado em breve para análise do Poder Legislativo

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Representantes da Associação dos Oficiais da Saúde da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso estiveram na Assembléia Legislativa hoje (29) de manhã para pedir ajuda aos deputados contra a extinção do quadro da saúde da PM. A extinção está prevista no novo Estatuto da PM que está sendo formulado na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deve ser enviado para apreciação da Assembléia. Segundo Iraci Lukenczuk, representante da Associação, o que “o Governo está querendo fazer é um retrocesso”. Os deputados prometeram analisar o caso.

O quadro da saúde da PM reúne atualmente 44 oficiais médicos e dentistas que trabalham no atendimento aos policiais militares e seus dependentes. São ao todo cerca de 26 mil pessoas. Os profissionais não têm um local próprio para esse trabalho e estão cedidos para a Caixa de Previdência da PM, uma entidade civil, onde a contribuição por parte dos militares não é obrigatória.

“Nossa preocupação é com o atendimento aos praças, principalmente. Viemos aqui pedir a interferência dos deputados para manutenção do quadro da saúde da PM, que existe em todos os Estados do Brasil. A extinção seria um retrocesso”, argumentou Iraci.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), ponderou ser necessário ouvir os dois lados (PM’s e governo), por isso, se comprometeu em marcar uma reunião com o secretário de Estado de Administração, Marcos Machado, para discutir o assunto e saber o que consta exatamente no novo Estatuto da PM. Mas Riva ponderou considerar importante a existência do quadro da saúde.

A deputada Vera Araújo (PT) também defende a manutenção dos profissionais, mas em outra perspectiva. Para ela, eles deveriam atender somente os militares. O atendimento aos dependentes ficaria por conta do Estado, via Mato Grosso Saúde, por exemplo. A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de se ampliar o quadro de profissionais, principalmente da área de psicologia, tão importante para a PM.

Além de Riva e Vera Araújo, participaram da reunião com os Oficiais os deputados Silval Barbosa (PMDB), Joaquim Sucena (PFL), J. Barreto (PL), Ságuas Moraes (PT), Juliano Jorge (PL), Dilceu Dal´Bosco (PFL), Zeca D´Ávila (PFL) e Alencar Soares (PTB).

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/613-2597/9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com