Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006 11h54


AS OPERADORAS DE PLANOS E SEGUROS PRIVADOS DE ASSISTêNCIA à SAúDE PODEM SER OBRIGADAS A INFORMAR POR ESCRITO O MOTIVO DA NEGATIVA DE COBERTURA PARA QUALQUER SERVIçO, QUANDO ISSO ACONTECER. A NOVA REGRA ESTá DISPOSTA EM PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO DEPUTADO GILMAR FABRIS (PFL). COM O NúMERO 391/05 A MATéRIA ESTá EM TRAMITAçãO...

Operadoras serão obrigadas a fornecer documento

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



As operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde podem ser obrigadas a informar por escrito o motivo da negativa de cobertura para qualquer serviço, quando isso acontecer. A nova regra está disposta em projeto de lei apresentado pelo deputado Gilmar Fabris (PFL). Com o número 391/05 a matéria está em tramitação na Assembléia Legislativa e passará ainda pela votação em plenário.

Conforme a proposta de Fabris, sempre que as operadoras se negarem a fazer um atendimento, seja total ou parcialmente, terão que fornecer ao cliente um comprovante da negativa de cobertura. Nesse documento deve constar, de forma clara, inteligível e completa, o motivo da negativa, “vedado o emprego de expressões vagas, abreviações ou códigos”.

Também deve ser declarada a razão ou denominação social da operadora, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o endereço completo e atualizado da firma. O projeto diz ainda que esse documento deve ser fornecido ao consumidor no local do atendimento médico, imediatamente e independentemente de requisição.

O hospital também ficará obrigado a entregar ao paciente uma declaração escrita informando a negativa da cobertura, a data e a hora do ocorrido e o laudo ou relatório do médico que atestará a necessidade da intervenção médica e, se for o caso, sua urgência.

O projeto de lei ainda garante que se o paciente estiver impossibilitado ou com dificuldades para receber os documentos, isso poderá ser feito por parentes, pessoas que o estiverem acompanhando ou advogados.

Essa proposta de autoria do deputado Gilmar Fabris, que beneficia os usuários de seguros e planos de saúde, deve entrar em votação nas primeiras sessões após o reinício dos trabalhos no Legislativo, que acontece em 15 de fevereiro.

Mais informações
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
3901-6283/3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com