Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de maio de 2004 13h37


OS QUASE 200 PROFISSIONAIS DA CIêNCIA DA PAPILOSCOPIA QUE ATUAM EM MATO GROSSO FIRMARAM UM PACTO DE AçõES POLíTICAS COM A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA NESTA TERçA-FEIRA (17), PARA GARANTIR A CRIAçãO DO ESTATUTO DA POLíCIA TéCNICA E CIENTíFICA...

Papiloscopistas fazem reivindicações na Assembléia

Em meio a homenagem, eles pediram criação do estatuto da Polícia Técnica e elevação do nível da categoria para 3º Grau

FERNANDO LEAL / SECRETARIA DE IMPRENSA



Os quase 200 profissionais da ciência da Papiloscopia que atuam em Mato Grosso firmaram um pacto de ações políticas com a Assembléia Legislativa nesta terça-feira (17), para garantir a criação do estatuto da Polícia Técnica e Científica, e a ampliação do nível da categoria para o 3º Grau.

O reforço dessa articulação aconteceu em meio a uma solenidade especial em homenagem aos peritos papiloscópicos, solicitada e presidida pelo deputado Humberto Bosaipo (sem partido).

Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscópicos do Estado de Mato Grosso, Lucicleide Espírito Santos Moraes, salientou que a atividade desse profissional é fundamental para a sociedade e precisa ser valorizada e fortalecida para cumprir sua missão. “É preciso reparar injustiças que vêm sendo mantidas ao longo dos anos”, disse a presidente, se referindo - entre outras coisas - à criação da Polícia Técnica.

Para Bosaipo, o papiloscopista é um profissional imprescindível para a segurança pública e para a sociedade. “Como autor da Lei nº 7.650, de 02 de abril de 2002, que isentou o pagamento da taxa de emissão da primeira via da carteira identidade, reconheço o mérito dessa categoria que se desdobrou no ano passado com a imensa demanda de retirada da 1º via da identidade”, observou o deputado.

Esse volume de serviço é grande há tempos. Relatório da Coordenadoria de Identificação, por exemplo, revela que só em 1983 - há mais de duas décadas - foram emitidos quase 174 mil documentos, entre primeiras vias da identidade (149.727), segundas vias (21.187) e atestados de antecedentes (2.008).

“A papiloscopia é uma ciência que se reveste de autoridade e respeitabilidade porque é fruto da concepção de especialistas que trilham os caminhos do conhecimento científico. Somos sabedores da luta da categoria pela criação do estatuto da Polícia Técnica e vamos continuar trabalhando e apoiando essas justas reivindicações para que se tornem realidade”, concluiu Bosaipo.

Ele conseguiu, recentemente, a inclusão do Dia do Papiloscopista - comemorado em 5 de fevereiro - no calendário oficial de Mato Grosso, em proposta aprovada na Assembléia por unanimidade. Esse profissional atua há 82 anos no estado. Entre suas inúmeras atribuições, ele é peça importante no trabalho da perícia criminal.

Na sessão solene em homenagem à categoria, os deputados Vera Araújo (PT) e Eliene Lima (PSB) garantiram apoio incondicional às “justas reivindicações” dos profissionais e estar juntos para conseguir as melhorias que eles necessitam.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 613-2597 / 9982-0261 / 9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com