Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de março de 2005 18h13


Parceria pode viabilizar Centro de Recursos

Objetivo é difundir a língua espanhola no Estado através da Escola do Legislativo e a Ampe

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A diretoria da Escola do Legislativo da Assembléia esteve reunida nesta segunda-feira (21) com o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, don Jesus Martín Cordeiro poderá viabilizar uma parceria entre os dois países para apoiar o desenvolvimento da língua espanhola em Mato Grosso, através da Associação Mato-grossense de Línguas Espanholas (Ampe).

“Temos o dever de atender o Estado todo e a instalação de uma escola permanente da língua espanhola na Assembléia será importante para Mato Grosso”, definiu a diretora da Escola, Danuza Gonçalves.

O encontro contou com as presenças de representantes da diretoria da Escola do Legislativo, o presidente da Ampe, Julio Zavala e o presidente da Comissão de Educação da Assembléia, deputado Humberto Bosaipo (sem partido).

O objetivo principal desse encontro, além da difusão da língua espanhola em Mato Grosso, foi a discussão para a instalação do Centro de Recursos para atender os professores de espanhol na Escola do Legislativo, que segundo Don Jesus, poderá ser inaugurado em janeiro de 2006, na nova sede da Assembléia.

“A possibilidade de formar uma parceria de caráter mútuo será importante não só para os professores, mas também para os alunos”, afirmou Jesus.

De acordo com Julio Zavala, esse tipo de parceria já vem sendo feito com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas o antigo sonho do consulado espanhol é a instalação do Centro de Recursos no Estado. “A expansão da língua espanhola no Brasil está além de nossas expectativas e esse avanço se deu nos últimos dez anos”, avaliou Zavala.

Para o deputado Bosaipo, a difusão da língua espanhola nas escolas avança bastante, principalmente, depois da criação do Mercosul. “Todas as dinâmicas são necessárias e essa parceria com a Embaixada espanhola nos dá uma visão ampla para implantar o Centro de Recursos em Mato Grosso. Queremos sim, uma escola forte e vamos trabalhar para isso”, garantiu Bosaipo.

Também ficou definido que, com a implantação do Centro de Recursos, a Escola do Legislativo ficará responsável por 30% dos trabalhos e os 70% restante, com a Embaixada Espanhola.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597/2553 ou 9952-1211/9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com