Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de setembro de 2006 17h24


DEPUTADOS MIRINS MATO-GROSSENSES ESTIVERAM HOJE (14) EM VISITA AO TRIBUNAL DE JUSTIçA DE MATO GROSSO VERIFICANDO “IN LOCO” COMO FUNCIONA AQUELE PODER. ACOMPANHADOS DOS PROFESSORES, OS DEPUTADOS MIRINS PRESENCIARAM UMA SESSãO DO PLENO PRESIDIDA PELO PRESIDENTE DO TJ...

Parlamentares mirins visitam Tribunal de Justiça

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Deputados Mirins mato-grossenses estiveram hoje (14) em visita ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso verificando “in loco” como funciona aquele Poder. Acompanhados dos professores, os deputados mirins presenciaram uma sessão do Pleno presidida pelo presidente do TJ, desembargador José Jurandir de Lima. O presidente do TJ se dirigiu aos parlamentares mirins e disse que “estão no caminho certo. Podem se preparar para governar o município, o estado e o país”.

A presidente do parlamento mirim, deputada mirim Ingrid Daiane Silva ,do Partido dos Direitos Humanos - (aluna da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes) - disse que a experiência é importante pois foi esclarecedora quanto ao funcionamento do TJ. Para ela, “além dos parlamentares mirins, os demais alunos deveriam ter acesso aos Poderes como parte do seu dia-a-dia”.

O primeiro-secretário Otávio Lobo Cavalcante, do Partido da Educação, - aluno da Escola Estadual Alcebíades Calhao - avaliou a experiência como uma oportunidade de esclarecer como funciona a justiça. Para ele, “o conhecimento pode levar o cidadão a ter mais acesso à justiça, por isso a visita é muito importante. Passo a entender de direitos que não conhecia” disse.

A coordenadora do Programa Parlamento Mirim, Isis Catarina, disse que a visita superou as expectativas pela curiosidade demonstrada pelos parlamentares. Ela também informou que a próxima atividade dos parlamentares mirins será após as eleições de primeiro de outubro, quando vão visitar o Poder Executivo e devem ser recebidos pelo governador do Estado. Ainda em outubro os parlamentares mirins devem visitar o Congresso Nacional, segundo informações da coordenadora.

O Programa Parlamento Mirim foi instituído na Assembléia Legislativa com o objetivo de preparar os jovens para o futuro exercício da atividade poítica. O projeto é de autoria do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social da Assembléia, deputado licenciado Humberto Bosaipo.

Na primeira edição do programa ao todo 24 deputados mirins foram eleitos entre alunos de 5ª a 8ª série das esoclas públicas e particulares de Cuaibá e Várzea Grande. O mandato se iniciou em novembro de 2005 e se encerra no próximo mês de novembro. Até lá outros 24 serão escolhidos, desta vez entre entre alunos de todos os municipios mato-grossenses.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com