Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de dezembro de 2005 15h24


O PARLAMENTO MIRIM DE MATO GROSSO, QUE TOMOU POSSE EM NOVEMBRO, TEM DEMONSTRADO ENVOLVIMENTO COM OS PROBLEMAS SOCIAIS. OS DEPUTADOS MIRINS ABRAçARAM, NESTE FINAL DE ANO, UM PROGRAMA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO PELA CRUZ VERMELHA, Há DOIS MESES, DENOMINADO “TRABALHO E DIGNIDADE”...

Parlamento Mirim apóia programa da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha desenvolve o projeto “Trabalho e Dignidade” voltado para famílias de renda zero

ANDRÉIA FONTES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O Parlamento Mirim de Mato Grosso, que tomou posse em novembro, tem demonstrado envolvimento com os problemas sociais. Os deputados mirins abraçaram, neste final de ano, um programa que vem sendo desenvolvido pela Cruz Vermelha, há dois meses, denominado “Trabalho e Dignidade”.

O programa tem como meta atender as famílias de renda zero e é desenvolvido de maneira a não se transformar em um projeto assistencialista, conforme ressalta o presidente da Instituição, major Paulo Wolkmer.

Ele explica que o primeiro passo do programa foi detectar as famílias com renda zero, em torno do bairro Coophamil, em Cuiabá. Das 12 famílias cadastradas no primeiro momento, foi escolhido um representante de cada uma, o qual assinou um termo de adesão de voluntário.

Estes representantes foram encaminhados a prestarem trabalho voluntário em órgãos comunitários, como igrejas, creches, associações, entre outros. Pelo trabalho voluntário, de no máximo quatro horas diárias, recebem um ticket, denominado VOLU, por hora de trabalho.

Aos sábados, o Mercado Voluntário, mantido por meio de doações e coordenado pela Cruz Vermelha, localizado no próprio bairro Coophamil, abre e recebe os voluntários que trocam seus VOLUS por alimentos e roupas. “Temos neste mercado gêneros alimentícios e um brechó. Estamos com este projeto efetivamente implantado há dois meses e atendemos 12 famílias. O mais gratificante é que dois integrantes já foram contratados como efetivos”, ressalta o Major.

Ele lembra ainda que quanto maior for o estoque do Mercado Voluntário, maior será a capacidade para atender a sociedade. Hoje já são 15 pessoas na lista de espera para aderirem ao programa. A idéia da Cruz Vermelha, completa o major, é expandir o programa para outros bairros, sob coordenação de outras Instituições. “Hoje atendemos apenas as pessoas no bairro Coophamil e que trabalham no próprio bairro, pois não dispomos de vale transporte. O ideal seria que em cada bairro fosse desenvolvido um trabalho deste”.

Envolvimento
O envolvimento dos parlamentares Mirins de Mato Grosso impulsionou o Mercado Voluntário. Neste sábado, além das 12 famílias que o programa atende, outras 20 famílias poderão trocar VOLUS por alimentos e roupas.

“Esta ação, que ocorrerá neste final de semana, foi possível devido a campanha que o Parlamento Mirim realizou. As roupas e alimentos arrecadados foram doados para o Mercado Voluntário. Os deputados Mirins receberam VOLUS que vão doar para famílias carentes de Cuiabá. Mas nossa idéia continua a prevalecer: não é um trabalho assistencialista, é um trabalho de encaminhamento destas pessoas, o que tem refletido, de forma muito bonita, no resgate da auto-estima dos envolvidos”, finaliza Wolkmer.

A Cruz Vermelha também já conta com a parceria do Juizado do Meio Ambiente, do Rotary, do Lions e das Lojas Maçônicas. Para as empresas e pessoas interessadas em apoiar o projeto o telefone de contato é 9604-0998.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação Social da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com