Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 8 de setembro de 2008 09h43


DEPOIS DO LANçAMENTO OFICIAL DA SEGUNDA EDIçãO DO PARLAMENTO MIRIM (EM 27 DE AGOSTO), A EQUIPE DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ESTRATéGICO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, RESPONSáVEL POR ESTA EDIçãO DO PROJETO, ESTá VISITANDO AS ESCOLAS. INICIALMENTE SãO VISITADAS AS UNIDADES SEDIADAS EM CUIABá E VáRZEA GRANDE E POSTERIORMENTE AS DE SANTO ANTôNIO DE LEVERGER E CHAPADA DOS GUIMARãES. DE ACORDO COM O COORDENADOR DA SEGUNDA EDIçãO DO PROJETO MANOEL PAES DE ROMA NETO, ESSAS VISITAS TêM DOIS OBJETIVOS: PRIMEIRO, DIVULGAR TODAS AS INFORMAçõES SOBRE O PROJETO E, SEGUNDO INCENTIVAR A PARTICIPAçãO PELOS EDUCADORES E ALUNOS

Parlamento Mirim está em sua segunda edição

Inscrições estão abertas e qualquer aluno tem acesso, basta apresentar uma boa idéia

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Depois do lançamento oficial da segunda edição do Parlamento Mirim (em 27 de agosto), a equipe do departamento de Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa, responsável por esta edição do projeto, está visitando as escolas. Inicialmente são visitadas as unidades sediadas em Cuiabá e Várzea Grande e posteriormente as de Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães. De acordo com o coordenador da segunda edição do projeto Manoel Paes de Roma Neto, essas visitas têm dois objetivos: primeiro, divulgar todas as informações sobre o projeto e, segundo incentivar a participação pelos educadores e alunos.

Até o momento foram visitadas, em Cuiabá as escolas públicas Alcebíades Calhao, Nilo Povoas, e Antonio Tito Maciel. Em Várzea Grande, a Fernando Leite de Campos, Elma Gattas, Antonio Tito Maciel e Pedro Gardez. Na próxima semana será a vez das escolas particulares receberem as orientações. Neto alerta que qualquer escola interessada pode solicitar a vista através do telefone (65) 3901 6282. Além das visitas, na próxima semana a Assembléia Legislativa lançará uma campanha publicitária nas televisões locais.

Todas as escolas públicas e particulares de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger integram essa edição do programa. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), presidiu os trabalhos de lançamento e disse que "esse projeto propicia a interação de todos os membros da sociedade com a política por onde passam todas as decisões do país e isso tem representado resultados importantes aqui em Mato Grosso". Para ele, "quanto mais cedo houver a participação dos jovens na política, o país garante uma condição de vida melhor em todos os setores". O secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, esteve presente para assinatura do termo de cooperação técnico-financeiro para a implementação desta 2ª Legislatura do Parlamento Mirim. A parceria prevê a visita dos parlamentares mirins da primeira e segunda legislaturas mirins ao senado federal. Pelo acordo, a AL custeará as despesas com as escolas particulares e a Seduc com as escolas públicas estaduais.

Ainda como parte do programa, este ano a AL fechou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O termo garante a sinalização das escolas estaduais com objetivo de que todas elas tenham sinalização e ofereçam maior segurança para os alunos e profissionais do ensino, e a conseqüente redução de acidentes nas vias de acesso as unidades de ensino.

O programa Parlamento Mirim é parte do Programa Jovem Cidadão instituído pela Resolução nº 400 de 12.12. 2001, de autoria do ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo. Ele possibilita a vivência do processo democrático por um dia aos estudantes que apresentarem projetos relevantes para a sociedade e funciona nos moldes da AL.

O coordenador do Plano estratégico, Abílio Camilo Fernandes, lembra que para participar e ser eleito Parlamentar Mirim o aluno deve estar freqüentando regularmente a escola. Deve apresentar um projeto de lei, executável, nas áreas já designadas pela comissão organizadora. São eles: Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde; Segurança Pública e Transporte.

O coordenador da segunda edição do projeto Manoel Paes de Roma Neto alerta ainda que estão disponibilizadas no site www.al.mt.gov.br todas as informações necessárias às escolas e estudantes interessados. "Encontra-se no site o edital, o manual, regulamento, a resolução e a história do parlamento, além de modelos de projetos, tudo para que todas as escolas e seus alunos tenham chances iguais na disputa".

Seguindo o cronograma, de 29 de setembro a 03 de outubro as escolas deverão providenciar os projetos que disputarão a vaga, com seus respectivos autores. O dia 06 de outubro é a última data para que as escolas protocolem o projeto na AL. De 07 a 17 de outubro a Comissão Julgadora fará a análise das proposituras. No dia 17 de outubro será feita a divulgação dos projetos selecionados. Dias 23 e 24 de outubro e 06 de novembro tem Seminários com os deputados Mirins eleitos. E, em 07 de novembro será instalada a segunda legislatura do Parlamento Mirim Mato-grossense.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação
Telefone: 3901 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com