Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Segunda-feira, 5 de janeiro de 2004 15h44


S DISCUSSõES SOBRE AS OBRAS DA BR-163 SERãO RETOMADAS EM AUDIêNCIA PúBLICA, EM SINOP, EM DATA AINDA A SER MARCADA PELA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA. A PROPOSTA é DO DEPUTADO ESTADUAL DILCEU DAL BOSCO (PFL) QUE PRETENDE TAMBéM CONVIDAR DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DOS ESTADOS DE MATO GROSSO E PARá, ALéM DO MINISTRO DOS TRANSPORTES, ANDERSON ADAUTO, PARA DEBATER O CONSóRCIO DE PAVIMENTAçãO ASFáLTICA DE SANTA HELENA (MT) ATé O MUNICíPIO DE SANTARéM (PA).

Pavimentação da BR-163 será debatida

Proposta do deputado Dilceu Dal Bosco é debater o consórcio de pavimentação asfáltica do trecho entre Santa Helena (MT) à Santarém (PA)

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



As discussões sobre as obras da BR-163 serão retomadas em audiência pública, em Sinop, em data ainda a ser marcada pela Assembléia Legislativa. A proposta é do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (PFL) que pretende também convidar deputados estaduais e federais dos Estados de Mato Grosso e Pará, além do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, para debater o consórcio de pavimentação asfáltica de Santa Helena (MT) até o município de Santarém (PA).

“Recuperação e manutenção de rodovias é uma das minhas principais bandeiras, pois elas são fundamentais para o escoamento da produção agrícola. Sou do interior e conheço bem o estado precário de nossas estradas. Temos realizado um bom trabalho para reverter esse quadro, mas ainda há muito para ser feito”, ressalta o parlamentar, afirmando que é preciso manter o assunto em evidência para que não deixe de ser prioridade.

A recuperação da BR-163 começou no final de 2003 e a operação tapa-buracos, com capa asfáltica, iniciada em outubro, foi considerada suficiente para corrigir as distorções dos piores trechos - 15 quilômetros entre o Posto Gil e Nova Mutum (260 km da capital) e o trecho entre Sinop (500 km da capital) e Santa Helena - estes últimos 20 km estão recebendo recuperação pesada. Entretanto, as fortes chuvas dos últimos dias têm retardado os serviços.

Segundo Dal Bosco, Mato Grosso deverá triplicar sua produção agrícola de 17 milhões de toneladas para 45 milhões de toneladas nos próximos dez anos, e a malha rodoviária terá mais 2.400 quilômetros nos próximos cinco anos, com o Programa Estradeiro, lançado pelo governo Estadual.

“Para tanto, o governo ampliará as parcerias para fazer as estradas necessárias no Estado”, disse Dal Bosco. “Dos 120 km, ainda faltam uns 70 para recuperar. Acredito que até o final de março a rodovia deverá estar em condições de uso”, ressaltou o parlamentar.

Mantendo esta média de crescimento, o Estado pretende, em dez anos, colher 100 milhões de toneladas de grãos, o equivalente à metade da produção nacional. A meta do Governo vai proporcionar uma demanda por tratores, colhedeiras, implementos agrícolas, fertilizantes e agroquímicos, silos graneleiros, caminhões, utilitários, calcário e sementes. Da área total de Mato Grosso - 906 mil quilômetros quadrados -, o cultivo de grãos e fibras na safra 2003 ocupou uma área de 5,22 milhões de hectares. A principal demanda é a melhoria da infra-estrutura da malha viária.

O asfaltamento, recuperação e manutenção das estradas estaduais, por meio de consórcios que estão sendo firmados entre o Governo do Estado, prefeituras e associações de produtores rurais, abrem o caminho para futuros investimentos no Estado.

Sobre os pedágios que serão cobrados em obras construídas por meio de consórcios, o governo informou que eles só serão cobrados após a conclusão das rodovias.

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