Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004 15h11


A ATUAçãO DO GRUPO ESPECIAL DE FRONTEIRA (GEFRON), COMO PARCEIRO DOS DEMAIS ORGANISMOS POLICIAIS INSTALADOS NA REGIãO, REDUZIU EM CERCA DE 90% AS OCORRêNCIAS DE VEíCULOS ROUBADOS EM NOSSAS E EM OUTROS ESTADOS DO BRASIL QUE MANTINHA A FRONTEIRA DE MATO GROSSO COMO PORTA DE ENTRADA PARA OUTROS PAíSES...

Pela Ordem debate segurança na Fronteira

Exército e Gefron contabilizam números positivos no combate a criminalidade na faixa de fronteira e coronéis fazem um panorama do novo momento da segurnaça pública na região

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



A atuação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), como parceiro dos demais organismos policiais instalados na região, reduziu em cerca de 90% as ocorrências de veículos roubados em nossas e em outros estados do Brasil que mantinha a fronteira de Mato Grosso como porta de entrada para outros países.

Além disso, a região está há oito meses sem registrar nenhum roubo de carreta ou de cargas. Os números positivos foram revelados ontem (19), durante entrevista do Programa Pela Ordem na TV Assembléia, canal 36, pelo Comandante do Gefron, Coronel Leovaldo Sales.

“Estamos vivendo um novo momento. Houve redução do medo. Quem saiu de suas terras por medo agora está voltando para produzir. Tínhamos casos de o bandido telefonar para proprietários de veículos e indicar o local no qual ele teria que deixar seu carro com a chave na ignição e isso tudo acabou.

Nós temos sido um redutor naquilo que temos conhecimento, inclusive no narcotráfico”, assegurou Sales.

O Gefron foi criado no ano passado, Nos meses de abril, maio e junho passou por um período de instalação e de capacitação de equipe, iniciando sua atuação direta no combate a criminalidade em julho de 2003. Atualmente trabalha pela formação de uma equipe de inteligência.

Os números são frutos de um entendimento e da troca de informações entre as demais estruturas das Polícias Militar, Federal e Civil, do Exército Brasileiro e da sociedade civil organizada.

“A sociedade tem sido parceira utilizando o nosso disque-denúncia 08001638 para comunicar atitudes criminosas e a maioria das apreensões são realizadas graças a denúncias”, informou.

Poder de Polícia

Em outubro do ano passado o governador Blairo Borges Maggi (PPS), manifestou sua vontade de contar com o exército agindo diretamente no combate ao crime, inclusive com poder de polícia. Ontem, durante a entrevista, o Tenente Coronel Hoover Lira Sales do 2º Batalhão de Fronteira explicou que “o exército faz a defesa externa e quanto a agir com poder de polícia, isso só pode ocorrer por determinação do presidente da república e, quando esgotadas as condições das policias militar, civil e federal”.

Ainda, respeitando o artigo 144 da Constituição Federal, segundo Hoover, essa solicitação ao presidente da república deve ser feita Pelos Poderes Judiciário ou Legislativo. O Programa Pela Ordem é levado ao ar todas as segundas e quintas-feiras às 21 horas e, excepcionalmente ontem, foi antecipado para as 16 horas e reprisado em seu horário normal. As entrevistas foram conduzidas pelo jornalista Luis Fernando.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com