Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de abril de 2002 00h00


“PERUEIROS” CONSEGUEM APOIO DA AL

“Perueiros” conseguem apoio da AL

Deputados mediam entendimentos com o Executivo

MARCOS CORRÊA / ALMT



O presidente da Assembléia Legislativa, Humberto Bosaipo (PL), e a deputada Serys Slhessarenko (PT) assumiram a causa dos pequenos empresários do transporte alternativo. Em reunião realizada no fim da tarde de terça-feira (23), os “perueiros” - como são popularmente conhecidos - expuseram aos parlamentares suas reivindicações.

Conforme os diretores da Cooperativa de Transporte Alternativo do Estado de Mato Grosso (Vancoop), a licitação realizada no ano passado para concessão do serviço não contemplou os pequenos empresários do setor. Eles levantam a suspeita de possível favorecimento a grandes empresas que já operam no transporte convencional. “É muito estranho que a Agência Reguladora de Serviços recuse o fornecimento de informações sobre os vencedores da licitação, mesmo sob determinação da Justiça”, questiona o advogado Luís Cláudio Nascimento, que defende a causa dos “perueiros”.

Nascimento também argumenta que muitas linhas exploradas pelas empresas de transporte convencional não foram licitadas. “Sabemos que há muitos ônibus trafegando em linhas sem a devida concessão para explorar o serviço, contrariando a lei. Mas apenas os pequenos empresários do transporte alternativo estão sendo penalizados. São dois pesos e duas medidas”, denuncia o advogado, lembrando que os veículos do transporte alternativo têm sido sistematicamente recolhidos ao pátio do Detran - em Várzea Grande, houve inclusive um mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz da 2a Vara da Fazenda Publica, Cleber Freire.

Após ouvir as reivindicações dos “perueiros”, os parlamentares imediatamente assumiram o compromisso de buscar soluções para o problema. Já na manhã de quarta-feira (24), Bosaipo e Slhessarenko reuniram-se com o presidente da Agência Reguladora de Serviços (Ager), Adair Leite, a fim de conduzir os entendimentos necessários. Leite explicou que os “perueiros” não poderão trafegar nas linhas concedidas anteriormente através de licitação.

Entretanto, atendendo solicitação do deputado Humberto Bosaipo, assegurou autorizações provisórias para os demais trechos, por um prazo de vinte dias. Durante esse período, serão conduzidas as negociações objetivando uma solução definitiva - neste sentido, o parlamentar afirmou que irá procurar o apoio do secretário de Transportes, Osvaldo Costa.

“Os pequenos empresários do transporte alternativo são responsáveis por relevantes serviços nos municípios mais distantes do Estado. Além disso, são pais de família, trabalhadores que precisam alimentar seus filhos”, argumentou Bosaipo ao justificar a solicitação ao presidente da Ager. O presidente do Legislativo também adiantou aos “perueiros” que entrará em contato com a diretora do Fórum de Várzea Grande, Maria Erotildes Kneipp, para obter maiores esclarecimentos sobre a determinação do juiz Cléber Freire.

Secretaria de Imprensa
Haroldo Assunção e Sid Carneiro


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com