Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006 19h47


Pescadores de MT recebem recursos federais

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Os pescadores de Mato Grosso começam a receber recursos do Pronaf para a aquisição de equipamentos como barcos e motores. Na abertura da II Conferência Estadual de Pesca e Aqüicultura, hoje pela manhã (quinta-feira), em Várzea Grande, foram assinados os primeiros contratos de um total de 11,8 milhões de reais que devem beneficiar todas as colônias de pescadores do estado. Os convênios foram assinados entre o Banco do Brasil, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), da Presidência da República e colônias de pescadores.

A abertura da II Conferência, que termina amanhã (sexta-feira), contou com a presença do ministro da Pesca, José Fritsch. De acordo com o ministro, quando a SEAP iniciou seus trabalhos (foi criada pelo governo Lula), cerca de 90 mil pescadores recebiam o seguro-defeso durante a piracema. Hoje, graças ao trabalho de recadastramento e regularização profissional que foi feito desde então, este número já chegou a mais de 200 mil pescadores.

A deputada Vera Araújo, do PT, também presente na abertura, lembrou que foi a seu convite que o ministro Fritsch esteve pela primeira vez em Mato Grosso, em 2003. Na ocasião, o ministro fez uma palestra na AMM e falou com pescadores em Barão de Melgaço. Deste então, Fritsch já esteve quatro vezes no estado.

O ministro elencou alguns dos investimentos já feitos pelo setor, como a estruturação de uma política de pesca para as águas interiores do país. “Antes a Superintendência de Desenvolvimento da Pesca (Sudepe) praticamente só se preocupava com a pesca marítima”, disse. Ele informou que está se estudando a redução de impostos para a aquisição de óleo diesel para os pescadores. A redução pode chegar até 30% do combustível utilizado nas embarcações.

Também estiveram presentes na abertura da conferência o prefeito de Várzea Grande, Murilo domingos e o deputado federal Carlos Abicalil, do PT. O governo do estado foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Cloves Vetorato. Estiveram presentes pescadores de praticamente todas as colônias do estado e o presidente da Federação dos Pescadores de Mato Grosso, Linderberg Gomes. A conferência vai eleger 30 delegados do estado na II Conferência Nacional de Pesca e Aqüicultura, que será realizada em março, em Brasília.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com