Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 26 de maio de 2006 13h50


Planejamento Estratégico participa de oficina

Na Semana do Meio Ambiente, a Assembléia Legislativa divulga os resultados obtidos na Coleta Seletiva do Lixo

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa participa de 5 a 9 de junho, da Semana do Meio Ambiente, com uma oficina e amostragem de como reciclar o papel utilizado, através do Programa Coleta Seletiva de Lixo, uma Resolução (nº 319) de autoria do vice-presidente da Casa, deputado Zéca D’Ávila (PFL). O convite da participação partiu da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o evento acontecerá no Parque Mãe Bonifácia.

“Vamos apresentar um resumo de todo o trabalho realizado na Assembléia, através de material feito, baners, fotos e gráficos de coleta de lixo. É um resumo de tudo o que foi realizado pelo Programa”, definiu o gerente do Planejamento, professor Abílio Camilo Fernandes Neto.

Instalado há aproximadamente dois anos na Assembléia Legislativa, o programa Coleta Seletiva de Lixo, já é referência nacional, pois além do Estado de Goiás, que solicitou uma cópia do projeto para implantá-lo, recentemente foi a vez de Tocantins conhecê-lo.

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da proteção ao meio ambiente. O projeto trabalha na educação ambiental, reciclagem do papel e coleta seletiva. “Já estamos reutilizando o papel na Casa e o resultado pode se verificar no almoxarifado com a redução de pedidos. Isso é gratificante para todos nós”, avaliou Abílio.

Conforme o balanço divulgado pela coordenação, o Programa apresentou resultados extremamente positivos neste início de ano. Em fevereiro, foram reciclados 868 quilos de papéis, para março os números baixaram para 620 quilos, no entanto, em abril os dados aumentaram para 655 quilos. Mas, o grande filão desses primeiros meses foi a primeira quinzena de maio, quando foram coletados 1.110 quilos de papel e papelão.

“É um número bastante significativo, pois somando os quatro meses tivemos um total de 3.251 quilos. O Programa está trabalhando para melhorar cada vez mais esse índice e os resultados mostram que a Assembléia está sendo copiada por outros Estados também”, definiu Abílio.

Na opinião do professor, essa mudança de hábito nos servidores da Assembléia, principalmente ao desperdício e a reutilização do lixo produzido, começa a transformar os problemas em desafio e requisito de sucesso para o futuro. “Assim, além de ser uma Casa de decisões basicamente políticas, existe a preocupação com o desperdício e com a urgência de dar destino ao lixo, que vem aumentando nos últimos anos”, lembrou o coordenador.

Baseado em duas estratégias para desenvolvê-lo, o Programa cria instrumentos de sensibilização para as questões ambientais e ainda, instrumentaliza as unidades gerenciais da Assembléia para a mudança de hábitos.

“Este programa é um compromisso da Assembléia com a qualidade de vida da população mato-grossense, envolvendo servidores e deputados de modo expressivo buscando parcerias para que os resultados esperados sejam alcançados”, avaliou Abílio Fernandes.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com